domingo, abril 14, 2024

por O Gol
0 Comente

O jovem Kobbie Mainoo já era considerado, na Inglaterra, uma “estrela em ascensão”. Com apenas 23 jogos pelo Manchester United, a joia foi convocada por Gareth Southgate, nesta terça-feira (19), para defender a seleção de seu país que, nesta semana, faz amistoso contra o Brasil.

Mesmo com pouco tempo nos holofotes, o jovem de 18 anos já recebeu comparações pesadas, como com Clarence Seedorf, ídolo do Milan, da seleção da Holanda, e com passagem pelo Botafogo. 

“Não estou dizendo que ele tem a mesma habilidade ou que é esse tipo de jogador ainda, mas ele me passa uma vibração do Seedorf na forma como se comporta em situações difíceis, como cuida da bola, usa seu corpo e muda de direção”, disse recentemente Rio Ferdinand, ex-jogador do Manchester United.

Para conhecer melhor Kobbie Mainoo, conversamos com Stephen Gillett, do site parceiro Playmaker. O jornalista diz entender a comparação de Ferdinand, mas apresentou outro atleta que teria as características da promessa.

“É sempre difícil fazer comparações, especialmente tão cedo, mas Mainoo tem uma calma e compostura não muito diferente do antigo capitão do United, Michael Carrick. Ele também encontra oportunidades de passe e possui qualidade técnica para reter a bola quando os adversários pressionam o United em busca de erros. Ele é muito forte nos cortes e mostrou um vigor físico impressionante em sua curta carreira até agora. O ex-zagueiro do United, Rio Ferdinand, comparou Mainoo a Clarence Seedorf – é uma comparação enorme, mas dá para entender o seu ponto de vista”, disse Gillett.

Primeiros passos

Kobbie Boateng Mainoo, que tem origens ganesas – como o sobrenome famoso no mundo da bola indica – nasceu na cidade de Stockport, na Inglaterra. Com apenas nove anos de idade, ele se juntou às categorias de base do Manchester United e, em entrevista recente, revelou quem era o seu ídolo.

“Meu ídolo de infância era o Ronaldinho. Ele é o meu jogador favorito”, disse Mainoo em entrevista ao site do United.

O progresso de Mainoo na carreira foi notável, com convocações para a seleção inglesa sub-17, sub-18 e sub-19, sempre com idades precoces para o escalão que disputava. A estreia como profissional foi na temporada passada, pela Copa da Liga. Era só o começo.

“Na pré-temporada, já muito se falava de um jovem que Erik ten Hag daria mais oportunidades a ele, mas Mainoo se lesionou na excursão do clube, em julho, em uma derrota contra o Real Madrid. Ele teve de esperar até novembro para estrear na Premier League em triunfo por 3 a 0 sobre o Everton. Com uma empolgante atuação, eleito o melhor da partida, Mainoo apenas progrediu e, apesar de ser um adolescente, tem sido a peça que conectou o meio-campo do United”, explicou o jornalista do Playmaker.

Segundo Stephen Gillett, apesar da pouca exposição e tempo em campo, Mainoo já chama tanto a atenção que muitos na Inglaterra o consideram uma futura estrela. 

“Os torcedores ingleses ainda estão aprendendo sobre ele como jogador e personagem. Dado seu nível de atuação, a magnitude de seu impacto no United e o gol que ele marcou contra o Wolves , a primeira impressão que a maioria das pessoas tem de Mainoo foi algo como: ‘Ele é uma estrela em formação’. Além de sua habilidade óbvia, o que realmente se destacou foi seu temperamento – ele estava totalmente sereno em sua estreia contra o Everton, levou o United à vitória contra o Wolves em fevereiro e desde então tem sido um dos melhores jogadores dos Red Devils. Sua transição perfeita para o futebol de ‘elite’ impressionou a todos, eu acho”, definiu Gillett.

No radar da seleção (e do City)

O nome de Mainoo paira em Manchester, mas não só do lado vermelho da cidade. Segundo vários veículos de imprensa do país, Mainoo escolheu o United ao invés do City, aos nove anos de idade. 

Dado o rápido avanço de Kobbie na carreira, os Cityzens estariam dispostos a tentar “roubar” a joia dos Red Devils. 

“Em novembro, o  City supostamente estaria interessado em transformar o interesse antigo em contratação (eles aparentemente tentaram atraí-lo para longe de Old Trafford durante os tempos de juvenil de Mainoo). Isso diz tudo o que você precisa saber sobre o nível de jogador do qual podemos estar falando aqui. Talvez a melhor maneira de descrever Mainoo, com base em suas atuações nesta temporada, seja que ele combina as características típicas de um meio-campista inglês de primeira classe, com a inteligência e compreensão tática de um ‘6’ mais europeu”, elogiou Stephen Gillett.

Prestes a completar 19 anos, Kobbie Mainoo totaliza pouco mais de 1500 minutos em campo com a camisa do United. Um sinal de que sua convocação seria um tanto precoce por parte de Gareth Southgate?

“Eu tive esse debate com meus colegas de Playmaker. Como sinalizou Southgate na sua coletiva de imprensa semana passada, o sentimento geral é que Mainoo é muito jovem, mas fez “o suficiente” para ser chamado para o English Team. Eu entendo esse ponto de vista, mas no caso de Mainoo, sinto que ele é um talento especial que apenas pode se beneficiar da oportunidade de atuar na elite internacional e aprender com jogadores como Jude Bellingham, Declan Rice e Phil Foden. A Eurocopa de 2024 pode ser cedo demais para ele, mas um potencial trio Rice-Mainoo-Bellingham é um horizonte empolgante de futuro para os fãs ingleses”, finalizou o jornalista do Playmaker.

Inglaterra

Kobbie Mainoo

NomeKobbie Boateng Mainoo

Data de Nascimento/Idade2005-04-19(18 anos)

Nacionalidade

Inglaterra

Inglaterra

Dupla Nacionalidade

Gana

Gana

PosioMeia (Meia Central)

Manchester United

Inglaterra

Manchester United

você pode gostar

SAIBA QUEM SOMOS

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

categorias noticias

noticias recentes

as mais lidas

News Post 2025 © Todos direitos reservados