quarta-feira, fevereiro 14, 2024
Home Brasil Amazonas é o primeiro estado do Norte a receber doses de vacina contra a dengue

Amazonas é o primeiro estado do Norte a receber doses de vacina contra a dengue

por guilhermegama
0 Comente
amazonas-e-o-primeiro-estado-do-norte-a-receber-doses-de-vacina-contra-a-dengue

O estado do Amazonas recebeu, neste sábado (10), 78.760 doses da vacina contra a dengue. De acordo com a diretora-presidente da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-RCP), Tatyana Amorim, o estado é o primeiro da região norte a receber as doses enviadas pelo Ministério da Saúde.

Informações obtidas junto à Secretaria de Estado de Saúde do estado inficam que o estado tem 4.771 casos prováveis da doença e ocupa o nono lugar no ranking nacional.

Amorim também destacou que a chegada da vacina fortalece a resposta do Amazonas para o enfrentamento à dengue e funciona como ação complementar às medidas preventivas contra a doença, e enfatiza a eliminação de criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor de arboviroses, como a dengue.

“O Amazonas é o primeiro estado da região norte a receber a remessa de doses da vacina Qdenga, para prevenir contra a dengue. Mesmo com a vacina, nós precisamos reforçar as medidas dentro da nossa casa, que se referem ao controle do mosquito, como evitar água parada e deixar os reservatórios fechados. A vacina chegou para ser mais uma forma de prevenir”, destaca a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim.

Doses serão distribuídas em doze municípios

A vacina Qdenga, da farmacetucia japonesa Takeda, será destinada a doze municípios do Amazonas: Manaus, Iranduba, Presidente Figueiredo, Rio Preto da Eva, Barcelos, São Gabriel da Cachoeira, Careiro, Nova Olinda do Norte, Manaquiri, Santa Isabel do Rio Negro, Autazes e Careiro da Várzea.

A distribuição das doses de vacina será realizada a partir de quinta-feira (15). Nesta primeira etapa, a vacina será destinada a crianças de 10 e 11 anos. O esquema vacinal é composto por duas doses com intervalo de três meses .

Os municípios, que são responsáveis pela operacionalização da campanha de vacinação, vão determinar o início da vacinação nos territórios municipais. A incorporação da vacina contra a dengue ao Sistema Único de Saúde (SUS) foi oficializada em dezembro de 2023.

*(sob supervisão de Marcos Guedes)

você pode gostar

SAIBA QUEM SOMOS

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

categorias noticias

noticias recentes

as mais lidas

News Post 2025 © Todos direitos reservados