segunda-feira, abril 22, 2024
Home Brasil Apenas 7% das crianças de 3 a 4 anos estão com esquema vacinal contra Covid-19, aponta Fiocruz

Apenas 7% das crianças de 3 a 4 anos estão com esquema vacinal contra Covid-19, aponta Fiocruz

por RIGUE
0 Comente
apenas-7%-das-criancas-de-3-a-4-anos-estao-com-esquema-vacinal-contra-covid-19,-aponta-fiocruz

A cobertura vacinal contra Covid-19 em crianças de 3 a 4 anos está em 23% para duas doses e apenas 7% para o esquema vacinal completo com três doses, aponta o estudo realizado pelo Observatório de Saúde na Infância (Observa Infância), da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e da Faculdade de Medicina de Petrópolis (Unifase), no Rio de Janeiro.

Na faixa de 5 a 11 anos, a cobertura sobe para 55,9% com duas doses e 12,8% completando o esquema com três doses.

Queda nos óbitos

O levantamento mostra que, até o final de fevereiro de 2021, foram registradas 118 mortes pela doença entre crianças e adolescentes até 14 anos. O mesmo período do ano de 2022 registrou um total de 326 mortes por Covid-19 nesta faixa etária — quase a metade (47,1%) das mortes por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG).

Já em 2023, com o imunizante contra a Covid-19 disponível para crianças a partir dos seis meses no Brasil, foram registrados 50 óbitos pela doença nas primeiras oito semanas do ano entre crianças e adolescentes até 14 anos. De acordo com o boletim, a proporção dessas mortes em relação ao total de óbitos por SRAG nesse ano e período foi de 24,5%.

Neste ano, no mesmo período, foram contabilizadas 48 mortes pela doença entre adolescentes com menos de 14 anos — 32,4% das mortes por SRAG.

A pesquisa se baseou em dados de fevereiro de 2024 do Ministério da Saúde e os dados do Sistema de Vigilância Epidemiológica de Gripe (Sivep-Gripe), das oito primeiras semanas epidemiológicas de cada ano, entre 2021 e 2024.

A cobertura vacinal para essa faixa etária está em 11,4%, semelhante ao percentual de 14,9% observado na população adulta (considerando o esquema completo com as quatro doses da vacina), o que mostra uma baixa cobertura vacinal contra a Covid-19 em todas as faixas etárias, de acordo com o boletim.

“A análise mostra que temos uma vacina segura, eficiente e disponível em todos os municípios. Precisamos usar o recurso que nós temos para garantir a saúde das crianças, especialmente em um cenário desfavorável com a circulação de outras doenças perigosas, como a dengue”, alerta o pesquisador do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz) e coordenador do Observa Infância, Cristiano Boccolini.

Como fica a vacinação para quem nunca se vacinou contra a Covid-19

Crianças de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias

  • Esquema vacinal: três doses
    1ª dose: Pfizer Baby
    2ª dose: após quatro semanas da 1ª dose, com Pfizer Baby
    3ª dose: após oito semanas da 2ª dose, com Pfizer Baby

você pode gostar

SAIBA QUEM SOMOS

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

Facebook Twitter Youtube Linkedin Envelope Instagram

categorias noticias

noticias recentes

Charles 3º aparece com Camilla em seu primeiro cartão de Natal como rei Após 25 dias, cápsula de missão lunar sem tripulação cai no Oceano Pacífico Após contagem regressiva, luzes de árvore de Natal de Lisboa falham e vídeo...

as mais lidas

Charles 3º aparece com Camilla em seu primeiro cartão de Natal como rei Após 25 dias, cápsula de missão lunar sem tripulação cai no Oceano Pacífico Após contagem regressiva, luzes de árvore de Natal de Lisboa falham e vídeo viraliza “Nossa simples existência é ilegal”: russos LGBTQIA+ temem pelo futuro

News Post 2025 © Todos direitos reservados