terça-feira, fevereiro 13, 2024
Home Saúde Beterraba: saiba mais sobre os benefícios e nutrientes desse legume

Beterraba: saiba mais sobre os benefícios e nutrientes desse legume

por Minuto Saudavel
0 Comente
beterraba:-saiba-mais-sobre-os-beneficios-e-nutrientes-desse-legume

Saúde

Publicado em: 12/02/2024Última atualização: 12/02/2024

Publicado em: 12/02/2024Última atualização: 12/02/2024

A beterraba é um alimento versátil e muito benéfico para a saúde.

A beterraba é uma hortaliça tuberosa muito comum nas mesas brasileiras. Ela veio de regiões com clima temperado, mais precisamente da Europa e norte da África.

Por isso, no Brasil, seu cultivo acontece principalmente nos estados das regiões sul e sudeste, onde as temperaturas são mais amenas.

Com cor intensa, ela proporciona grande versatilidade no modo de preparo. Seu sabor é bastante apreciado e leva um toque adocicado ao paladar.

Além disso, a beterraba é um alimento muito nutritivo, que oferece diversas vantagens à saúde. Continue a leitura para descobrir mais sobre ela!

Índice — Neste artigo você verá:

  1. Nutrientes presentes na beterraba e seus benefícios
  2. Como preparar a beterraba?
  3. Pode consumir todos os dias?

Nutrientes presentes na beterraba e seus benefícios

Esse vegetal possui uma série de substâncias importantes para a saúde. Veja alguns exemplos de nutrientes encontrados na beterraba:

Vitaminas e minerais

No grupo de vitaminas, podemos citar:

  • A;
  • C;
  • Complexo B (com B1, B2 e B9).

Elas estão presentes em vários processos no organismo, como no desenvolvimento dos sistemas imunológico e nervoso, na saúde dos olhos e pele, na manutenção das funções celulares, entre outros.

Dentre os minerais encontrados na beterraba estão:

  • Ferro;
  • Cálcio;
  • Fósforo;
  • Potássio.

ferro é um dos que ganham mais destaque ao falarmos dessa hortaliça. Ele é fundamental para o transporte de oxigênio no sangue, possui atividade antioxidante, auxilia na regulação da pressão arterial, entre outras ações.

O consumo de alimentos ricos dessa substância é uma forma de prevenir um quadro de anemia, que se caracteriza pelos baixos níveis de alguns nutrientes, entre eles o ferro.

Betalaínas

As betalaínas também são um grupo de nutrientes muito importante na beterraba e presentes em alta quantidade.

Elas são responsáveis pela sua forte coloração avermelhada. No organismo, atuam como um antioxidante natural, além de ainda conter propriedades anti-inflamatórias.

Nitrato

Na beterraba se destaca também essa substância, que é uma molécula natural que contribui para a dilatação dos vasos sanguíneos. Assim, auxilia a melhorar o fluxo sanguíneo, sendo útil na prevenção da hipertensão arterial e em outros distúrbios cardiovasculares.

Esse aumento do fluxo leva mais sangue e oxigênio a vários órgãos. Nos homens, por exemplo, pode auxiliar a aumentar a ereção.

Alguns estudos ainda apontam que, por conta do nitrato, a circulação pode melhorar em regiões específicas do cérebro, especialmente aquelas responsáveis por funções motoras.

O mesmo ocorre com os músculos, e já existem pesquisas que apontam o efeito positivo do nitrato vindo da beterraba na resistência física. Por isso, se entende que esse vegetal pode também ajudar na prática de exercícios físicos.

Leia mais: Como aumentar a imunidade com a alimentação

Como preparar a beterraba?

A beterraba é muito versátil e apresenta diversas formas de consumo.

Beterrabas inteiras e cruas, junto de suas folhagens.
Ela pode ser ingerida crua, e dessa forma há o aproveitamento de todos os nutrientes, já que, ao cozinhar, uma parcela deles pode se perder.

Na salada ela fica perfeita, seja cortada em cubos, rodelas ou ralada. Quem desejar, pode ainda combinar com outros vegetais, como tomate e cenoura.

Quem prefere ela cozida, pode realizar o cozimento na panela de pressão ou a vapor. Ela pode ser colocada sozinha, junto da cenoura ou até mesmo com o feijão. A mistura de sabores pode dar um toque especial à sua refeição, deixando ela ainda mais apetitosa.

Ao cozinhar a beterraba, parte dos nutrientes podem ficar no caldo. Uma boa forma de aproveitá-lo e não desperdiçar as substâncias que ali estão é usando ele para preparar o arroz, por exemplo, ou outros alimentos.

Outra forma muito apreciada de se consumir a beterraba é fazendo o suco dela. Basta limpá-la, retirar a casca e bater em pedaços no liquidificador. Ela pode ser processada com cenoura, limão, laranja, maçã, couve, gengibre e outros alimentos. Depois, se desejar, é possível adoçar e adicionar gelo.

Leia mais: Como fazer reeducação alimentar? Dicas para emagrecer e mais 

Pode consumir todos os dias?

A beterraba pode ser inserida diariamente na alimentação em quantidades adequadas. Isso contribui não só para o bom funcionamento do organismo, mas para a construção e manutenção de hábitos alimentares saudáveis. 

Porém, pessoas com algumas condições específicas de saúde devem maneirar na quantidade ingerida e na frequência de consumo. Um exemplo é no caso de problemas renais, pois a beterraba possui oxalato, uma substância que em conjunto com o cálcio pode aumentar as chances de surgirem pedras no rim.

Vale conversar com um(a) médico(a) ou nutricionista para ter certeza de que o consumo está liberado.


Uma alimentação variada, colorida e rica em alimentos in natura é fundamental para preservar a saúde e manter o bom funcionamento do corpo. A beterraba é um vegetal acessível, delicioso e versátil, que pode fazer parte da sua rotina alimentar.

Se você gostou deste artigo e deseja ver mais conteúdos relacionados, é só navegar pelo portal do Minuto Saudável e conferir tudo o que já preparamos!


você pode gostar

SAIBA QUEM SOMOS

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

categorias noticias

noticias recentes

as mais lidas

News Post 2025 © Todos direitos reservados