quinta-feira, maio 23, 2024
Home Mundo Chanceler do Irã responsabiliza Israel por consequências de ataque a Damasco

Chanceler do Irã responsabiliza Israel por consequências de ataque a Damasco

por Luciana Caczan
0 Comente
chanceler-do-ira-responsabiliza-israel-por-consequencias-de-ataque-a-damasco

O ministro das Relações Exteriores do Irã, Hossein Amirabdollahian, disse em uma ligação com seu colega sírio, que o governo iraniano considera Israel responsável pelas consequências do ataque ao consulado do Irã em Damasco, capital síria, informou a mídia estatal do Irã nesta segunda-feira (1).

O ataque ao consulado iraniano em Damasco é “uma violação de todas as convenções internacionais”, acrescentou Amirabdollahian.

O consulado do Irã em Damasco foi arrasado pelo que as mídias síria e iraniana descreveram como um ataque aéreo israelense, uma aparente escalada surpreendente do conflito no Oriente Médio que colocaria Israel contra o Irã e seus aliados.

Entenda o caso

Um comandante do alto escalão da Guarda Revolucionária do Irã foi morto, entre várias outras pessoas, em um ataque aéreo no consulado do país em Damasco, na Síria, de acordo com autoridades iranianas e mídia afiliada ao Estado, que culpou Israel pelo ataque.

O comandante da Força Quds iraniana, Mohammed Reza Zahedi, foi morto no incidente de segunda-feira, informou o Fars News, que é administrado pelo Corpo da Guarda Revolucionária Islâmica (IRGC).

As pessoas se reuniram em torno do edifício na capital da Síria, de acordo com fotografias da cena. Imagens do rescaldo da explosão, publicadas pela mídia estatal iraniana Press TV, mostraram extensos danos, incêndio e fumaça no local.

Falando às câmeras para repórteres em Damasco, o embaixador iraniano na Síria, Hossein Akbari, alegou que o edifício, localizado ao lado da embaixada iraniana, “foi alvo de seis mísseis de aviões israelenses F-35.”

De acordo com o Irã, cinco pessoas forma mortas no ataque, incluindo dois comandantes do alto escalão da Guarda Revolucionária Iraniana.

Questionadas sobre o incidente pela CNN, as Forças de Defesa de Israel disseram que não comentam os relatórios estrangeiros.

*Com informações da Reuters

você pode gostar

SAIBA QUEM SOMOS

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

Facebook Twitter Youtube Linkedin Envelope Instagram

categorias noticias

noticias recentes

Charles 3º aparece com Camilla em seu primeiro cartão de Natal como rei Após 25 dias, cápsula de missão lunar sem tripulação cai no Oceano Pacífico Após contagem regressiva, luzes de árvore de Natal de Lisboa falham e vídeo...

as mais lidas

Charles 3º aparece com Camilla em seu primeiro cartão de Natal como rei Após 25 dias, cápsula de missão lunar sem tripulação cai no Oceano Pacífico Após contagem regressiva, luzes de árvore de Natal de Lisboa falham e vídeo viraliza “Nossa simples existência é ilegal”: russos LGBTQIA+ temem pelo futuro

News Post 2025 © Todos direitos reservados