sexta-feira, maio 24, 2024
Home Saúde Com a catarata em 1º lugar, confira as cirurgias eletivas com a maior fila de espera no SUS

Com a catarata em 1º lugar, confira as cirurgias eletivas com a maior fila de espera no SUS

por Plinio Aguiar do R7 em Brasilia
0 Comente
com-a-catarata-em-1o-lugar,-confira-as-cirurgias-eletivas-com-a-maior-fila-de-espera-no-sus

O Brasil registrou 4.242.710 cirurgias eletivas entre março de 2023 e janeiro de 2024 no Sistema Único de Saúde (SUS), o que representa um crescimento de 19% em comparação com o mesmo período anterior, entre março de 2022 a janeiro de 2023, quando foram realizados 3.577.096 procedimentos cirúrgicos. Os dados são do Ministério da Saúde.

Desde que assumiu a pasta, a ministra Nísia Trindade busca acelerar as filas de pacientes à espera de cirurgias, que foram represadas durante a pandemia de Covid-19. Em março do ano passado, o ministério lançou o Programa Nacional de Redução de Filas (PNRF), que repassou R$ 600 milhões aos estados para que cada um pudesse realizar os procedimentos considerados prioritários.

Do total de 4.242.710 cirurgias, 3.593.981 ocorreram fora do escopo, enquanto 648.729 foram realizadas pelo programa. A mais buscada pelos brasileiros é a cirurgia de catarata com implante de lente intraocular dobrável, com 147.363 cidadãos na fila.

“O aumento da produção demonstra o impacto positivo e a efetividade do projeto de redução de fila”, diz o Ministério da Saúde em nota enviada ao R7.

[adning id="2818"]

Neste ano, a Saúde dobrou o valor destinado ao programa, disponibilizando R$ 1,2 bilhão. “Esse aumento evidência a relevância da iniciativa do governo federal em enfrentar o problema crônico das filas. Os recursos são repassados aos estados e ao Distrito Federal proporcionalmente à sua população, cabendo a eles organizar o planejamento e priorizar as demandas para a realização das cirurgias, levando em consideração suas realidades específicas”, explicou a pasta.

A cirurgia com a maior fila de espera (147.363 pessoas) é de catarata com implante de lente intraocular dobrável. Na sequência, vem retirada da vesícula (53.296 pessoas) e hernioplastia inguinal unilateral (45.541 pessoas).

A lista segue com colecistectomia videolaparoscopica (40.683 pessoas), tratamento cirúrgico de varizes bilateral (36.787) e hernioplastia umbilical (36.642).

A cirurgia menos buscada na lista, que engloba 20 procedimentos específicos, é colpoperineoplastia anterior e posterior, com uma fila de 12.953 pessoas.

Recentemente, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva completou seis meses da cirurgia para tratamento de uma artrose no quadril direito. O procedimento foi feito em setembro do ano passado em um hospital particular de Brasília e não teve intercorrências.

Na época, o petista foi submetido a uma anestesia geral. A intervenção era recomendada pela equipe médica, mas o petista vinha adiando a operação desde o fim do ano passado. Em diversas ocasiões, ele reclamou de dores.

Na época, Lula postou um vídeo nas redes sociais e cobrou de Nísia uma redução na fila da cirurgia de artroplastia no SUS.

“Eu também fiquei sabendo que tem uma fila no SUS de 40 mil pessoas que precisam operar o quadril. E eu vou conversar com a ministra da Saúde na perspectiva de fazer com que essa fila possa andar, porque não é possível as pessoas ficarem com dores, como eu fiquei. Eu fiquei três anos com dor”, disse o presidente.

Questionado, o ministério afirmou que foram realizadas 30.751 cirurgias do quadril na rede pública de saúde em 2023, um aumento de 10,6% sobre os procedimentos efetuados em 2022 e de 20,8% sobre 2019, último ano pré-pandemia.

“Em 2020, foram realizadas 19.783 cirurgias de quadril na rede pública de saúde, e, em 2021, 20.748. Destaca-se que existem 327 Centros de Referência e Unidades Assistenciais habilitadas para Traumato-Ortopedia de quadril em todo o país”, acrescenta o Ministério da Saúde.

você pode gostar

SAIBA QUEM SOMOS

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

Facebook Twitter Youtube Linkedin Envelope Instagram

categorias noticias

noticias recentes

Charles 3º aparece com Camilla em seu primeiro cartão de Natal como rei Após 25 dias, cápsula de missão lunar sem tripulação cai no Oceano Pacífico Após contagem regressiva, luzes de árvore de Natal de Lisboa falham e vídeo...

as mais lidas

Charles 3º aparece com Camilla em seu primeiro cartão de Natal como rei Após 25 dias, cápsula de missão lunar sem tripulação cai no Oceano Pacífico Após contagem regressiva, luzes de árvore de Natal de Lisboa falham e vídeo viraliza “Nossa simples existência é ilegal”: russos LGBTQIA+ temem pelo futuro

News Post 2025 © Todos direitos reservados