quarta-feira, fevereiro 14, 2024
Home Região Como cuidar da alimentação durante o Carnaval

Como cuidar da alimentação durante o Carnaval

por Correio do Povo
0 Comente
como-cuidar-da-alimentacao-durante-o-carnaval

Nutricionista dá dicas para planejar as refeições antes e durante a folia

Saladas bem coloridas devem ser incluídas nas refeições antes das festas | Foto: Freepik

O Carnaval é marcado por muitos dias de festa, diversão e encontro com amigos. Nesse período, muitas pessoas exageram no consumo de bebidas alcoólicas e deixam de lado a hidratação e alimentação correta. Por isso, a nutricionista Brendha Ferreira, Care Club Porto Alegre, destaca alguns cuidados importantes para evitar desconfortos e mal-estares durante as comemorações.

Antes de sair para a folia, o ideal é garantir uma alimentação equilibrada e completa, contendo carboidratos, proteínas e lipídios para fornecer o máximo de energia e por mais tempo possível. “Por isso, nenhum alimento é melhor do que a combinação de um prato feito: arroz, feijão + carne magra ou proteínas vegetais e saladas bem coloridas”, recomenda.

A especialista ressalta que a alimentação nesse período deve se manter próxima ao habitual para diminuir o impacto da mudança de rotina causada por tantos dias de folia. “Até porque esse não é o melhor momento para testar diferentes alimentações ou dietas, muito menos para tentar compensar outros abusos cometidos no período, como o consumo de bebidas alcoólicas”, afirma.

Planeje um momento para ir ao mercado com uma boa lista de compras, incluindo garrafinhas de água e alimentos prontos para consumir durante as festas. “O bloquinho de rua é um ótimo momento para consumir alimentos fáceis de transportar e que não necessitam de refrigeração, tais como barrinhas de cereais e de proteínas, mix de oleaginosas e frutas desidratadas”, indica Brendha.

Há quem opte por lanches prontos na rua, mas nesses casos, é preciso ter alguns cuidados. “O ideal é sempre evitar o consumo de alimentos extremamente gordurosos enquanto se estiver na festa – aqueles repletos de maionese, cheddar e frituras – já que podem ocasionar desconforto gastrointestinal e aquela vontade de ir ao banheiro em momento inoportuno.”

A profissional também diz que é preciso observar a forma de armazenamento e conservação dos alimentos que são comercializados em plena folia. “Alimentos crus, mal cozidos e alimentos expostos à temperatura ambiente ou refrigerados incorretamente, devem ser as últimas opções na hora de se alimentar na rua.”

Levando alimentos prontos ou optando pela comida de rua, é essencial se alimentar durante as festas, principalmente enquanto realiza ingestão de bebidas alcoólicas. Brendha alerta que o intervalo de tempo em jejum, somado ao clima quente e muitas horas de exposição ao sol, pode resultar em desmaios e mal-estares.

E depois de tantos dias de festas, não tente voltar para o ritmo de treino e de alimentação de uma vez só. “Não tente compensar a semana do carnaval com comportamentos nocivos – como pular refeições ou treinar em jejum – pois não há essa necessidade: há um ano novo inteirinho pela frente”, conclui a nutricionista.

você pode gostar

SAIBA QUEM SOMOS

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

categorias noticias

noticias recentes

as mais lidas

News Post 2025 © Todos direitos reservados