quarta-feira, fevereiro 14, 2024
Home Mundo Conheça a milícia Kataib Hezbollah, cujo comandante foi morto em ataque dos EUA no Iraque

Conheça a milícia Kataib Hezbollah, cujo comandante foi morto em ataque dos EUA no Iraque

por Leo Lopes
0 Comente
conheca-a-milicia-kataib-hezbollah,-cujo-comandante-foi-morto-em-ataque-dos-eua-no-iraque

Os Estados Unidos lançaram, na noite desta quarta-feira (7), um ataque aéreo em Bagdá, no Iraque.

O segundo bombardeio americano em território iraquiano em menos de uma semana matou um comandante sênior da mílicia Kataib Hezbollah, que é apoiada pelo Irã.

O Iraque emitiu um alerta aos EUA, classificando a ação como uma “agressão injustificada” e disse que a medida agiu para “minar todos os entendimentos” entre os países.

O Pentágono alega que o Kataib Hezbollah o grupo está por trás do ataque contra uma base americana na Jordânia que matou três soldados e feriu mais de 40.

O que é o Kataib Hezbollah?

Fundado no rescaldo da invasão do Iraque liderada pelos EUA em 2003, o Kataib Hezbollah é uma das facções armadas iraquianas mais próximas do Irã.

O grupo é também a facção armada mais poderosa da “Resistência Islâmica no Iraque” – termo guarda-chuva para os grupos armados xiitas de linha dura que reivindicaram mais de 150 ataques às forças dos EUA desde o início da guerra em Gaza.

Após a sua fundação, o grupo rapidamente desenvolveu uma reputação de ataques mortais contra alvos militares e diplomáticos na década de 2000.

Eles utilizam uma mistura de ataques de franco-atiradores, foguetes e morteiros e bombas à beira da estrada – e costumam não confirmar nem negar abertamente o envolvimento.

Os EUA classificaram o Kataib Hezbollah como uma organização terrorista em 2009.

Pessoas inspecionam veículo após ataque mortal de drone dos Estados Unidos em Bagdá, no Iraque / 07/02/2024 REUTERS/Ahmed Saad

O grupo era liderado por Abu Mahdi al-Muhandis, cidadão de dupla nacionalidade, iraquiano-iraniano, até ser morto em um ataque de drone dos EUA em 2020, juntamente com o comandante da Força Quds iraniana, Qassem Soleimani, no aeroporto internacional de Bagdá.

O grupo tem uma ideologia xiita transnacional que vê as fronteiras entre o Iraque, a Síria e o Líbano como construções ocidentais. E vê as tropas dos EUA no Iraque como ocupantes estrangeiros e apelam à sua expulsão forçada.

Kataib Hezbollah lutou ao lado de outras milícias xiitas contra rebeldes majoritariamente sunitas durante a guerra civil na Síria e continuou a operar na Síria desde então.

Grupo obscuro sem estrutura de liderança anunciada, o Kataib Hezbollah tem milhares de combatentes e um arsenal de drones, foguetes e mísseis balísticos de curto alcance, dizem as autoridades iraquianas e membros do grupo.

Os EUA atacaram posições, bases e centros de treino e logística do Kataib Hezbollah várias vezes ao longo dos anos.

Em 24 de janeiro, os americanos atingiram vários alvos no reduto do Kataib Hezbollah em Jurf Al-Sakhar, cerca de 50 quilômetros a sul de Bagdá, em retaliação a ataques de drones e mísseis.

A milícia compõe vários batalhões nas Forças de Mobilização Popular do Iraque (PMF), um agrupamento de facções armadas originalmente criado para combater o Estado Islâmico em 2014 e que foi posteriormente reconhecido como força de segurança oficial.

Os combatentes recebem salários do Estado e os membros do Kataib Hezbollah, incluindo alguns terroristas designados pelos EUA, ocupam altos cargos na PMF.

Embora esteja tecnicamente sob o comando do primeiro-ministro do Iraque como parte da PMF, o grupo opera frequentemente fora da cadeia de comando e desafiou e contestou as declarações do governo que apelam ao fim dos ataques às forças dos EUA.

Embora não confirme ou negue publicamente ligações, o grupo é amplamente visto como tendo apresentado um partido político pela primeira vez nas eleições de 2021 no Iraque, conquistando vários assentos no parlamento.

você pode gostar

SAIBA QUEM SOMOS

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

categorias noticias

noticias recentes

as mais lidas

News Post 2025 © Todos direitos reservados