segunda-feira, abril 15, 2024
Home Brasil Corredor do BRT Transbrasil passa a operar com 17 estações no Rio

Corredor do BRT Transbrasil passa a operar com 17 estações no Rio

por isabellesaleme
0 Comente
corredor-do-brt-transbrasil-passa-a-operar-com-17-estacoes-no-rio

Neste sábado (30), começa a funcionar de forma integral a nova operação do corredor de BRT Transbrasil. Com 26 km de extensão, ele atravessa 18 bairros, ligando a zona oeste do Rio de Janeiro ao centro, e terá paradas em 17 estações.

Os ônibus, no sistema parador, sairão do Terminal Deodoro, zona oeste do Rio do Rio de Janeiro, até o Gentileza, na zona portuária, das 10h às 15h, e com intervalos de 10 minutos. O tempo médio de viagem é estimado em 40 minutos.

O corredor Transbrasil é o quarto corredor de BRT implantado na cidade, ampliando o sistema de transporte de alta capacidade, que já opera com os corredores Transoeste, Transcarioca e Transolímpica, e visa diminuir os congestionamentos. A previsão é que só ele transporte 250 mil pessoas por dia até 2030.

Além do serviço parador, também terá início a operação da calha segregada do BRT na Avenida Brasil. Ou seja, a faixa da esquerda da seletiva, exclusiva para os BRTs, será separada por meio de segregadores. Já a faixa da direita da seletiva poderá ser utilizada por ônibus, veículos de serviço e táxis.

Essa regra vale para todos os dias da semana. Para garantir a segurança na ultrapassagem dos BRTs expressos nas proximidades das estações, a faixa seletiva será segregada com tachões. Em trechos de calha única, apenas ônibus e BRTs serão permitidos.

Os veículos que transitarem na faixa ou via de trânsito exclusivo, salvo casos de força maior e com autorização do poder público competente, estarão cometendo uma infração de natureza gravíssima, com multa no valor de R$ 293,47 prevista no Código de Trânsito Brasileiro.

Linhas de BRT que irão circular na Transbrasil

Serão três linhas de BRT circulando pelo Transbrasil. A linha 60 (Terminal Gentileza x Terminal Deodoro); a linha 80 (Terminal Gentileza x Penha) e 90 (Terminal Gentileza x Fundão). Oriundas do BRT Transcarioca, essas linhas também começarão a fazer embarque e desembarque nas estações da Transbrasil.

Pela Transbrasil também já circula o serviço exclusivo que liga o Terminal Intermodal Gentileza ao Aeroporto Internacional Tom Jobim, que permanecerá expresso.

você pode gostar

SAIBA QUEM SOMOS

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

categorias noticias

noticias recentes

as mais lidas

News Post 2025 © Todos direitos reservados