quinta-feira, abril 18, 2024
Home Brasil Defesa Civil e Exército atuam em resgate de moradores isolados após chuva em Ubatuba (SP)

Defesa Civil e Exército atuam em resgate de moradores isolados após chuva em Ubatuba (SP)

por brunolafore
0 Comente
defesa-civil-e-exercito-atuam-em-resgate-de-moradores-isolados-apos-chuva-em-ubatuba-(sp)

O Governo do Estado de São Paulo enviou, na manhã deste sábado (9), ajuda humanitária ao município de Ubatuba em resposta aos estragos causados pelos temporais que castigaram a região. A cidade do litoral norte do estado decretou situação de emergência nesta sexta-feira (8).

Segundo a Defesa Civil do Estado, as equipes estão atuando em duas frentes. Uma equipe ficará responsável por coordenar o embarque dos suprimentos no aeroporto no helicóptero águia e o desembarque dentro da comunidade Folhas Secas.

Outra equipe estará na ponte que foi destruída, coordenando as ações juntamente com o Exército para instalação da passagem provisória no local. A medida irá permitir o deslocamento da população que ficou isolada no bairro depois do temporal. Seis famílias também foram impedidas de retornas a suas casas.

Mais de 25 toneladas em insumos, como alimentos, água potável e produtos de higiene e limpeza, serão destinados às pessoas afetadas pela chuva.

Nesta sexta-feira (8), equipes da Defesa Civil Estadual e do 11º Grupamento Marítimo utilizaram botes infláveis para resgatar e transportar as pessoas ilhadas que não conseguiram deixar suas residências. Os efetivos também realizaram a distribuição de 1,4 mil litros de água potável para as famílias necessitadas.

Desde a última quarta-feira (6) a cidade tem sido atingida por fortes chuvas e Ubatuba registrou um volume de 347 milímetros (mm) de chuva, de quarta para quinta-feira (7), o que ocasionou diversos danos materiais e ambientais.

Além disso, foram registrados deslizamentos de terras na rodovia Oswaldo Cruz e quedas de árvores na estrada do Monte Valério, conforme informações da Defesa Civil. A rodovia dos Tamoios, área da chamada Serra Antiga, continua interditada segundo a concessionária, devido ao volume de chuva.

Previsão para este final de semana

Segundo a Defesa Civil de SP, este sábado (9) será marcado pela variação de nebulosidade e aumento de temperatura, na região de Ubatuba-SP.

Com isso, há possibilidade para pancadas de chuva fortes, seguidas por raios e vento. Até o momento, não existe previsão de risco para acumulados expressivos, mas como o solo se encontra encharcado, recomenda-se atenção em áreas mais vulneráveis, afirmou o órgão.

A previsão para este domingo (10) é de um dia típico de verão, ou seja, as temperaturas sobem no decorrer das horas e no período da tarde, a soma do calor com a umidade do oceano cria condições para pancadas de chuva isoladas, seguidas por raios e vento.

Na segunda-feira (11), o tempo fica mais estável, sem risco para precipitações, porém como o solo ainda estará encharcado, recomenda-se ainda atenção em áreas mais vulneráveis, pois ainda haverá risco para transtornos.

você pode gostar

SAIBA QUEM SOMOS

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

Facebook Twitter Youtube Linkedin Envelope Instagram

categorias noticias

noticias recentes

Charles 3º aparece com Camilla em seu primeiro cartão de Natal como rei Após 25 dias, cápsula de missão lunar sem tripulação cai no Oceano Pacífico Após contagem regressiva, luzes de árvore de Natal de Lisboa falham e vídeo...

as mais lidas

Charles 3º aparece com Camilla em seu primeiro cartão de Natal como rei Após 25 dias, cápsula de missão lunar sem tripulação cai no Oceano Pacífico Após contagem regressiva, luzes de árvore de Natal de Lisboa falham e vídeo viraliza “Nossa simples existência é ilegal”: russos LGBTQIA+ temem pelo futuro

News Post 2025 © Todos direitos reservados