quarta-feira, fevereiro 14, 2024
Home Brasil Denúncias de imagens de abuso sexual infantil batem recorde, diz Safernet

Denúncias de imagens de abuso sexual infantil batem recorde, diz Safernet

por guilhermegama
0 Comente
denuncias-de-imagens-de-abuso-sexual-infantil-batem-recorde,-diz-safernet

As denúncias de imagens de abuso e exploração sexual infantil na internet bateram recorde no Brasil no ano passado. Foram mais de 71 mil novas denúncias. Os dados são da Safernet, uma organização não governamental que monitora esse tipo crime há 18 anos aqui no país.

Segundo a ONG, a marca histórica anterior era de 2008, quando foram recebidas pouco mais de 56 mil denúncias.

De acordo com a Safernet, três fatores pesaram no aumento de denúncias de imagens de abuso e exploração sexual infantil. O uso da Inteligência Artificial para a criação desse tipo de conteúdo e a maior venda de pacotes com imagens de nudez e sexo feitas por próprios adolescentes. Além das demissões em massa anunciadas pelas plataformas digitais; que, segundo a Safernet, teria atingido as equipes de segurança, integridade e moderação de conteúdo.

Entre os crimes de ódio online, a rejeição a estrangeiros liderou o aumento de denúncias com crescimento de 250% em relação a 2022. Na sequência, ficou a intolerância religiosa.

Já outros três crimes de ódio tiverem queda nos registros de 2023 em relação a 2022: o racismo, com queda de 20%; e a LGBTfobia e a misoginia. Cada um com queda de cerca de 60%.

Os dados da Safernet foram divulgados nesta terça-feira (6), dia da Internet Segura. E o principal tema da ONG este ano é a proteção da infância nos tempos de IA.

você pode gostar

SAIBA QUEM SOMOS

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

categorias noticias

noticias recentes

as mais lidas

News Post 2025 © Todos direitos reservados