terça-feira, abril 16, 2024
Home Região Ecovela 2024: Esporte e educação ambiental no Parque Estadual de Itapuã, em Viamão

Ecovela 2024: Esporte e educação ambiental no Parque Estadual de Itapuã, em Viamão

por Correio do Povo
0 Comente
ecovela-2024:-esporte-e-educacao-ambiental-no-parque-estadual-de-itapua,-em-viamao

Os participantes desfrutaram das práticas de windsurf, kitesurf e wingfoil na praia de Fora e se engajaram na coleta de resíduos ao longo das margens da Laguna dos Patos

Ecovela ocorreu pela terceira vez no Parque Estadual de Itapuã | Foto: Guilherme Almeida

O Parque Estadual de Itapuã, localizado em Viamão, foi palco para mais uma edição do Ecovela 2024. Este evento, que combina esporte e conscientização ambiental, atraiu dezenas de velejadores durante o final de semana.

Os participantes, além de desfrutarem das práticas de windsurf, kitesurf e wingfoil na praia de Fora, se engajaram na coleta de resíduos ao longo das margens da Laguna dos Patos. Todos o material reciclável coletados durante o evento será encaminhados para uma cooperativa, reforçando o compromisso com a preservação ambiental e a economia circular.

Para a bióloga Dayse Rocha, que é a gestora do Parque Estadual de Itapuã, sediar o Ecovela pela terceira vez é uma oportunidade de diversificar o público que visita a unidade. Além das emocionantes atividades aquáticas, o evento é uma plataforma para promover a conscientização ambiental.

Dayse destaca a propriedade única da praia de Fora, banhada pela Laguna dos Patos, tornando-a ideal para eventos como o Ecovela. A balneabilidade das praias do Parque – Pombas, Pedreira e de Fora – é uma questão essencial para garantir a segurança e o bem-estar dos visitantes, e a bióloga ressaltou que a avaliação da qualidade da água é realizada semanalmente pela Fundação Estadual de Proteção Ambiental (FEPAM), por meio de coletas.

Outro ponto destacado pela bióloga do parque é a diversidade de ambientes naturais presentes na região, desta forma, ela reforçou a importância da gestão ambiental integrada para garantir a preservação desses recursos naturais preciosos.

Sergio Binato Pacheco está à frente do Ecovela desde 1992. Eles sublinhou que a viabilidade do evento só é possível com o apoio dos patrocinadores, Banrisul e Corsan, e enfatizou a contribuição vital da família Schurmann e o projeto chamado Voz dos Oceanos que viaja pelo mundo promovendo a conscientização ambiental sobre o lixo plástico nas praias e a importância da reciclagem.

Com mais de 50 anos de experiência no mundo das velas, Renato Pozolo contou que os eventos ocorrem em diferentes locais, mas para ele o parque representa uma parceria única. Ele destacou a beleza e a qualidade das águas do parque Itapuã. Ao longo dos anos, Pozolo viu muitas mudanças no mundo das velas e para ele, a constante evolução do esporte é emocionante.

você pode gostar

SAIBA QUEM SOMOS

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

categorias noticias

noticias recentes

as mais lidas

News Post 2025 © Todos direitos reservados