sábado, maio 18, 2024
Home Brasil Em 9 anos, uma das principais vias do RJ registrou 3 mil acidentes com vítimas

Em 9 anos, uma das principais vias do RJ registrou 3 mil acidentes com vítimas

por isabellesaleme
0 Comente
em-9-anos,-uma-das-principais-vias-do-rj-registrou-3-mil-acidentes-com-vitimas

Nos últimos nove anos, em uma das principais via expressas do Rio de Janeiro, a Avenida Brasil, foram registrados mais de 3 mil acidentes com vítimas. De acordo com a CET-Rio, apesar de o tempo médio de espera por socorro em situações de emergência ser de sete minutos, em 3,4% das ocorrências acabam acontecendo mortes em virtude das colisões.

Segundo informações do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) a Brasil é a maior via expressa em extensão da cidade e também do país. Com 58 quilômetros de extensão, ela passa por 27 bairros da capital fluminense. Entre 2015 e 2024, no entanto, de acordo com a prefeitura, foram mais de 15 mil ocorrências. Além disso, 236 veículos foram incendiados. Números que preocupam.

Com o objetivo de melhorar o fluxo do trânsito, diminuir congestionamentos e acidentes, a partir deste sábado (30) entra em operação, além do Corredor de BRT TransBrasil, o novo Sistema Integrado de Controle e Emergência da via expressa.

Com isso, a Brasil ganhará novos equipamentos, sinalizações, além do aumento da força de trabalho. Do Centro de Operações Rio (COR) vários órgãos municipais, como CET-Rio, Mobi-Rio, Secretaria de Conservação, Comlurb, Secretaria de Ordem Pública (Seop) e Guarda Municipal, vão atuar em conjunto.

“Centro de Operações, terá uma coordenação específica para a Avenida Brasil. Estamos implantando diversas câmeras na Avenida Brasil, num total de 186 câmeras. O trecho entre o Terminal Deodoro e o Terminal Gentileza será completamente monitorado por vídeo, os guardas municipais poderão aplicar qualquer tipo de multa utilizando as câmeras”, explicou o chefe-executivo do COR, Marcus Belchior.

De acordo com a nova operação, a CET-Rio ainda passará a contar com reforço de equipes e reboques em suas duas bases operacionais na Avenida Brasil na zona norte: uma localizada em Benfica, e a outra em Irajá, na altura do Trevo das Margaridas, que foi instalada prevendo o aumento de demandas com o fim das obras e permitindo uma melhor distribuição dos recursos e otimização dos deslocamentos das equipes ao longo de toda a via.

A operação passará a contar com 35 operadores de trânsito, 18 motocicletas, nove veículos operacionais e um caminhão munck. Também estarão disponíveis 16 reboques para rápida desobstrução da via em caso de qualquer necessidade. Até julho, haverá um acréscimo tanto de equipamentos, como a utilização total de 25 reboques e 29 motocicletas, quanto da força de trabalho.

Os reboques ficarão distribuídos ao longo da via em posições estratégicas, próximos dos pontos onde há o registro de maior quantidade de ocorrências com base nos dados de atendimentos realizados, o que permitirá uma otimização no tempo de deslocamento desses veículos.

As ações de monitoramento serão intensificadas através de rondas dos motociclistas e picapes, permitindo rápida identificação de qualquer ocorrência que possa interferir na fluidez no trânsito e imediato acionamento dos recursos necessários, como os reboques por exemplo.

Outra medida é a instalação de ampla sinalização vertical e horizontal, como pintura das pistas e instalações de placas, segregadores e pictogramas, com o objetivo de orientar os condutores sobre quais veículos são autorizados a transitar sobre o pavimento rígido (concreto), os limites de velocidade em cada trecho, e todas as informações necessárias para orientar os motoristas. Faixas e painéis de mensagens variáveis também irão reforçar a comunicação informando sobre as alterações viárias.

você pode gostar

SAIBA QUEM SOMOS

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

Facebook Twitter Youtube Linkedin Envelope Instagram

categorias noticias

noticias recentes

Charles 3º aparece com Camilla em seu primeiro cartão de Natal como rei Após 25 dias, cápsula de missão lunar sem tripulação cai no Oceano Pacífico Após contagem regressiva, luzes de árvore de Natal de Lisboa falham e vídeo...

as mais lidas

Charles 3º aparece com Camilla em seu primeiro cartão de Natal como rei Após 25 dias, cápsula de missão lunar sem tripulação cai no Oceano Pacífico Após contagem regressiva, luzes de árvore de Natal de Lisboa falham e vídeo viraliza “Nossa simples existência é ilegal”: russos LGBTQIA+ temem pelo futuro

News Post 2025 © Todos direitos reservados