terça-feira, maio 28, 2024
Home Região Empreendedores e empresários cara e coroa

Empreendedores e empresários cara e coroa

por Correio do Povo
0 Comente
empreendedores-e-empresarios-cara-e-coroa

No mercado, os termos empreendedores e empresários são vocábulos protagonistas.

Embora possuam significados próximos guardam importantes distinções, que serão exploradas neste artigo.

Empreendedores possuem mentalidade inovadora, apetite por oportunidades e habilidade para lidar com a incerteza. São criativos ao abordar negócios, inspiram equipes e são proficientes na colaboração e formação de redes. Ou seja, lidam eficazmente com a sociedade líquida, de que falou Zygmunt Bauman. Adaptação rápida a mudanças e resposta a imprevistos são características presentes. Entretanto, o ímpeto e a paixão por negócios inexplorados podem facilmente confundir-se com voluntarismo.

Por seu turno, os empresários destacam-se por habilidades de gestão em negócios estabelecidos, concentrando-se na eficiência operacional e na otimização de processos. Possuem competências gerenciais abrangentes, incluindo, em geral, domínio de números, estatísticas, marketing e finanças. A tomada de decisão baseada em dados, a gestão afiada do caixa e a obsessão pela lucratividade são qualidades obstinadamente perseguidas. A expertise em estratégia e execução, particularmente na alocação de capital, também distingue os empresários, que navegam com propriedade nesse oceano.

De fato, sabe-se que muitos desempenham ambos os papéis ao longo da jornada. Um empreendedor pode se tornar um empresário ao estabelecer e gerenciar um negócio bem-sucedido, enquanto um empresário pode incorporar traços empreendedores ao buscar com ousadia a inovação.

Ao contrário dos empreendedores, a imagem dos empresários tem sido historicamente alvo de críticas. Eles são muitas vezes associados a temas negativos − práticas ilícitas, busca por lucros imediatos, irresponsabilidade ambiental e desigualdades econômicas. Essa generalização é errada e obscurece a realidade. Impulsionadas por essa percepção negativa, Empresários têm dedicado tempo e esforço para comunicar de maneira mais efetiva os aspectos positivos de suas empresas.

Em síntese, enquanto empreendedores se destacam por inovação, adaptação e inspiração, os empresários sobressaem-se na gestão eficiente e estratégica de negócios estabelecidos. Numa conclusão simplificadora: Empreendedores são craques na ousadia enquanto empresários ganham dinheiro. Cara e coroa.

você pode gostar

SAIBA QUEM SOMOS

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

Facebook Twitter Youtube Linkedin Envelope Instagram

categorias noticias

noticias recentes

Charles 3º aparece com Camilla em seu primeiro cartão de Natal como rei Após 25 dias, cápsula de missão lunar sem tripulação cai no Oceano Pacífico Após contagem regressiva, luzes de árvore de Natal de Lisboa falham e vídeo...

as mais lidas

Charles 3º aparece com Camilla em seu primeiro cartão de Natal como rei Após 25 dias, cápsula de missão lunar sem tripulação cai no Oceano Pacífico Após contagem regressiva, luzes de árvore de Natal de Lisboa falham e vídeo viraliza “Nossa simples existência é ilegal”: russos LGBTQIA+ temem pelo futuro

News Post 2025 © Todos direitos reservados