domingo, abril 14, 2024
Home Economia Golpe do Pé-de-Meia: veja como se prevenir

Golpe do Pé-de-Meia: veja como se prevenir

por Blog do Vestibular - Economia
0 Comente
golpe-do-pe-de-meia:-veja-como-se-prevenir

Uma nova modalidade de fraude online tem preocupado autoridades e cidadãos brasileiros. Golpistas estão utilizando o nome do Programa Pé-de-Meia, voltado para estudantes do ensino médio público, como isca para aplicar golpes na internet. Sites e anúncios falsos prometem a inscrição no programa, mas têm como real objetivo a coleta de dados pessoais e financeiros.

Anúncios patrocinados encontrados em pesquisas online direcionam para páginas que se passam por plataformas oficiais do governo. Nestes sites, os usuários são induzidos a fornecer informações pessoais, como o CPF, e dados bancários, sob a premissa de verificar a elegibilidade ao benefício e realizar a inscrição no programa.

Os golpistas prometem o acesso ao benefício do programa e, após coletar dados importantes, solicitam que a vítima forneça sua chave PIX ou dados para TED. O processo culmina com a geração de um link fraudulento, supostamente para o pagamento de um boleto necessário para finalizar a inscrição, o que nunca faz parte dos procedimentos legítimos do programa.

É essencial ressaltar que o verdadeiro Programa Pé-de-Meia, uma iniciativa do Ministério da Educação destinada a apoiar a permanência de jovens no ensino médio, não exige nenhum tipo de pagamento ou inscrição por meio de sites terceirizados. A seleção dos beneficiários é realizada automaticamente, com base em critérios pré-estabelecidos e dados fornecidos pelas instituições de ensino ao governo.

Para evitar cair em tais golpes, recomenda-se que os interessados busquem informações exclusivamente por canais oficiais, como o site do MEC ou o aplicativo Jornada do Estudante. Em caso de dúvida sobre a veracidade de alguma oferta relacionada ao programa, é aconselhável entrar em contato diretamente com as autoridades educacionais por meio de seus canais oficiais de comunicação.

Caso alguém se depare com um desses sites fraudulentos ou acredite ter fornecido suas informações para golpistas, é crucial reportar imediatamente o incidente à Polícia e aos órgãos de defesa do consumidor, além de alertar bancos e instituições financeiras sobre a possível exposição de dados bancários.

Divulgar informações e educar o público sobre como identificar e evitar golpes online são medidas essenciais para proteger a população contra esse tipo de fraude, especialmente quando programas sociais são utilizados como isca.

Anúncio. Role para continuar lendo.

você pode gostar

SAIBA QUEM SOMOS

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

categorias noticias

noticias recentes

as mais lidas

News Post 2025 © Todos direitos reservados