segunda-feira, abril 22, 2024
Home Brasil Governo de SP é condenado por falta de segurança em presídio pela Justiça

Governo de SP é condenado por falta de segurança em presídio pela Justiça

por biancacamargo
0 Comente
governo-de-sp-e-condenado-por-falta-de-seguranca-em-presidio-pela-justica

O governo estadual foi condenado pelo Tribunal de Justiça de São Paulo a regularizar as instalações do Centro de Detenção Provisória de Pinheiros (CDP) e a obter certificados de segurança junto à prefeitura da capital e ao Corpo de Bombeiros, responsável pelo Auto de Vistoria (AVCB) no estabelecimento prisional, no prazo máximo de 60 dias.

Segundo a decisão do juiz Renato Augusto Pereira Maia, o CDP não tem condições apropriado de segurança e expõe risco às custodiadas e aos funcionários do local.

O documento ainda traz que “o próprio Estado confessa, em sua manifestação, que “não há dúvidas de que o AVCB deve ser providenciado (…) tenta justificar a inegável omissão estatal fundamentando tal fato na complexidade do ato, bem como nas dificuldades enfrentadas pelo gestor público, especialmente pelos últimos anos com o combate à pandemia da Covid-19”.

A sentença da 11ª Vara da Fazenda Pública da capital diz que, apesar do Corpo de Bombeiros classificar o fator de risco como ‘médio’, o risco existe e deve ser considerado, tanto pelo Juízo quanto pelas autoridades competentes e gerar esforços necessários para a regularização da unidade prisional.

“Sabe-se que, ao menos desde 2016, a situação do imóvel está irregular, sem qualquer medida concreta apresentada pelo Estado de São Paulo no intuito de regularizá-lo. Reconhece essa necessidade, mas nada efetivo foi apresentado”, afirma o juiz.

Apuração do MP-SP

Em julho do ano passado, o Ministério Público de São Paulo (MP-SP) solicitou um pedido de regularização, após verificar irregularidades.

“Apurou-se nos autos de inquérito civil instaurado pelo Ministério Público que o Centro de Detenção Provisória (…) vem funcionando de forma irregular, sem o devido Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros – AVCB e sem o Certificado de Segurança a ser emitido pelo Município de São Paulo”, diz o promotor Marcus Vinicius Monteiro dos Santos, da Promotoria de Justiça de Habitação e Urbanismo da Capital.

O inquérito do MP apurou que o Corpo de Bombeiros comunicou em 10 ofícios diferentes que o CDP-III estava em “situação irregular”. Além disso, os bombeiros informaram que a unidade havia irregularidades desde 2016 e “por conta disso, não expediu o necessário AVCB”, diz documento,

Em 8 de março de 2016, a Secretaria de Administração Penitenciária enviou um relatório, onde informava que a unidade prisional necessitava “instalação de extintores de incêndio em locais próximos a colchões e outros materiais inflamáveis” e “construção de um anteparo para escoamento e contenção de combustível líquido em eventual vazamento”.

“Não obstante isso, o Governo de São Paulo, ao longo de todo esse tempo, vem apresentando respostas burocráticas, sem qualquer solução efetiva para o grave problema de falta de segurança no referido estabelecimento prisional”, afirmou o Marcus Vinicius.

O MP-SP apontou que o governo do estado informou que só em 2021 deflagrou o “procedimento licitatório para contratação de empresa para execução dos serviços necessários à obtenção do AVCB perante o Corpo de Bombeiros”.

O documento ainda diz que o governo estadual procrastinou a situação ao não adotar as medidas necessárias para regularização do estabelecimento prisional, “essa omissão dolosa revela uma face cruel da administração pública, que é a de não cuidar de forma minimamente adequada da sua população carcerária”, diz o promotor.

Ainda segundo o promotor, ao deixar a unidade prisional sem mínimas condições de segurança, o estado estaria “assumindo que a vida daqueles que ali se encontram custodiados não é importante e não vale o investimento de recursos públicos”.

A CNN solicitou nota para Secretaria de Administração Penitenciária, mas até o momento não obteve resposta.

você pode gostar

SAIBA QUEM SOMOS

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

Facebook Twitter Youtube Linkedin Envelope Instagram

categorias noticias

noticias recentes

Charles 3º aparece com Camilla em seu primeiro cartão de Natal como rei Após 25 dias, cápsula de missão lunar sem tripulação cai no Oceano Pacífico Após contagem regressiva, luzes de árvore de Natal de Lisboa falham e vídeo...

as mais lidas

Charles 3º aparece com Camilla em seu primeiro cartão de Natal como rei Após 25 dias, cápsula de missão lunar sem tripulação cai no Oceano Pacífico Após contagem regressiva, luzes de árvore de Natal de Lisboa falham e vídeo viraliza “Nossa simples existência é ilegal”: russos LGBTQIA+ temem pelo futuro

News Post 2025 © Todos direitos reservados