sexta-feira, maio 24, 2024
Home Brasil Interessados em doar órgãos poderão manifestar desejo pela internet

Interessados em doar órgãos poderão manifestar desejo pela internet

por fabiomunhoz
0 Comente
interessados-em-doar-orgaos-poderao-manifestar-desejo-pela-internet

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) lançou nesta terça-feira (2) uma campanha em parceria com o Ministério da Saúde para facilitar a doação de órgãos no Brasil. A partir de agora, quem deseja ser doador pode registrar sua vontade pela internet. Clique aqui para ver o passo a passo.

A campanha “Um só Coração: seja vida na vida de alguém” também marca a regulamentação do sistema de Autorização Eletrônica de Doação de Órgãos (Aedo). Atualmente, mais de 42 mil pessoas aguardam na fila por um transplante de órgãos, segundo o CNJ.

A autorização para doação em caso de morte encefálica continuará sendo feita pela família do paciente, mas a iniciativa visa tornar a intenção de doar mais transparente para agilizar o processo. Agora, qualquer pessoa que queira ser doadora de órgãos poderá manifestar e formalizar sua vontade por meio de um documento oficial, feito digitalmente em qualquer um dos 8.344 Cartórios de Notas do Brasil.

De acordo com o CNJ, a medida garante que os familiares e o sistema de saúde estejam cientes da decisão, facilitando o processo de doação e transplante de órgãos.

“O provimento que regulamenta o procedimento de doação de órgãos, assegurou a importância de que todos os cidadãos tenham acesso gratuito a um mecanismo seguro que fomente e agregue o maior número de doadores de órgãos e tecidos com o objetivo de que seja respeitada a declaração de vontade do doador,” disse o corregedor-nacional de Justiça, ministro Luis Felipe Salomão.

Agilização de processos

Por meio da Central Nacional de Doadores de Órgãos, será possível consultar a autorização por meio do CPF do falecido pelos responsáveis do Sistema Nacional de Transplantes, vinculado ao Ministério da Saúde.

O processo permite que o interessado preencha um formulário no sistema e-Notariado e agende uma videoconferência com um tabelião para coletar sua manifestação de vontade. Após a assinatura digital, a Aedo estará disponível para consulta pelos responsáveis do Sistema Nacional de Transplantes.

* Sob supervisão

você pode gostar

SAIBA QUEM SOMOS

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

Facebook Twitter Youtube Linkedin Envelope Instagram

categorias noticias

noticias recentes

Charles 3º aparece com Camilla em seu primeiro cartão de Natal como rei Após 25 dias, cápsula de missão lunar sem tripulação cai no Oceano Pacífico Após contagem regressiva, luzes de árvore de Natal de Lisboa falham e vídeo...

as mais lidas

Charles 3º aparece com Camilla em seu primeiro cartão de Natal como rei Após 25 dias, cápsula de missão lunar sem tripulação cai no Oceano Pacífico Após contagem regressiva, luzes de árvore de Natal de Lisboa falham e vídeo viraliza “Nossa simples existência é ilegal”: russos LGBTQIA+ temem pelo futuro

News Post 2025 © Todos direitos reservados