domingo, abril 14, 2024
Home Brasil Justiça determina que hospitais estaduais de SP voltem a oferecer cirurgias de prótese mamária para pessoas trans

Justiça determina que hospitais estaduais de SP voltem a oferecer cirurgias de prótese mamária para pessoas trans

por RIGUE
0 Comente
justica-determina-que-hospitais-estaduais-de-sp-voltem-a-oferecer-cirurgias-de-protese-mamaria-para-pessoas-trans

O Tribunal de Justiça do estado de São Paulo ordenou que o governo paulista volte a oferecer as cirurgias de prótese mamária para mulheres transexuais e travestis nos hospitais da rede estadual.

A decisão foi do Juiz Luis Manuel Fonseca Pires, da 3ª Vara de Fazenda Pública, que acolhe a ação popular movida pela codeputada estadual Carolina Iara, integrante da Bancada Feminista do PSOL na Alesp (Assembleia Legislativa de São Paulo). O magistrado determinou urgência para o cumprimento da resolução.

À CNN, a codeputada explicou que o procedimento estava suspenso desde 2020, quando deixou de fazer parte das cirurgias eletivas oferecidas pelos hospitais estaduais, que se concentraram no combate à Covid-19.

“Não sabemos se o procedimento não retornou por negligência ou preconceito. No entanto, é uma operação que envolve à saúde física e mental de pessoas trans e travestis, então entramos com esta liminar para o retorno imediato das operações e da compra das próteses”, afirmou a parlamentar.

Procurado, o governo do estado de São Paulo disse que “ainda não foi intimado da liminar, mas que a Secretaria de Estado da Saúde (SES) estuda medidas para retomar a realização de cirurgias de próteses mamárias de silicone em pessoas transexuais e travestis em suas unidades de saúde.”

você pode gostar

SAIBA QUEM SOMOS

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

categorias noticias

noticias recentes

as mais lidas

News Post 2025 © Todos direitos reservados