terça-feira, maio 28, 2024
Home Brasil Lewandowski prorroga atuação da Força Nacional no Rio e na Amazônia Legal

Lewandowski prorroga atuação da Força Nacional no Rio e na Amazônia Legal

por brunolafore
0 Comente
lewandowski-prorroga-atuacao-da-forca-nacional-no-rio-e-na-amazonia-legal

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, estendeu o período de atuação da Força Nacional no Rio de Janeiro e na Amazônia Legal. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta segunda-feira (1).

De acordo com o documento, os agentes permanecerão no estado do Rio de Janeiro pelo menos até o dia 30 de abril. A Força Nacional continuará a apoiar os órgãos de segurança pública federal e estadual, operando em atividades e serviços essenciais para a manutenção da ordem pública e a proteção das pessoas e do patrimônio.

Já na Amazônia Legal, os agentes continuam no local para apoiar as ações do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

Segundo a portaria, o uso da Força Nacional foi estendido por mais 180 dias, de 1º de abril a 27 de setembro, nas regiões Norte (Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins), Nordeste (Maranhão) e Centro-Oeste (Mato Grosso).

A decisão visa para apoiar ações de proteção ambiental, com foco especial no combate ao desmatamento, à extração ilegal de minério e madeira, à invasão de áreas federais e ao combate aos incêndios na vegetação.

Operações de segurança no RJ

A Força Nacional atua no Rio de Janeiro desde outubro de 2023. Em novembro, o então ministro da Justiça, Flávio Dino, afirmou que manteria a operação no estado até janeiro de 2024, quando seria feita uma nova avaliação sobre a necessidade de manter as equipes no combate às organizações criminosas, principalmente as milícias e o tráfico de drogas.

Esta é a segunda prorrogação da medida provisória realizada pela nova gestão do Ministério da Justiça e Segurança Pública. A primeira foi feita em janeiro, com prazo de 60 dias.

A decisão veio após o pedido de ajuda do governador Cláudio Castro (PL), emitido pelo Palácio Guanabara, sem detalhes sobre as razões que motivaram a solicitação de prorrogação do prazo — que terminaria no domingo (31).

A operação conta com o apoio logístico do governo fluminense, responsável por fornecer a infraestrutura necessária à Força Nacional. O contingente disponibilizado seguirá o planejamento estabelecido pela diretoria da Força Nacional.

Histórico

Desde outubro de 2023, cerca de 300 membros da Força Nacional e 270 agentes da Polícia Rodoviária Federal, provenientes de nove estados, foram deslocados para o Rio de Janeiro. Eles estão envolvidos no patrulhamento das estradas federais do estado, visando combater o transporte ilegal de armas e drogas.

Quando as tropas federais chegaram ao estado, o governador declarou que sua presença seria crucial para “sufocar o crime”.

Segundo dados do Instituto de Segurança Pública (ISP), a presença da Força Nacional mostrou resultados positivos no início. Na quarta-feira (27), foi relatado que o estado registrou o menor número de mortes em crimes violentos desde o início da série histórica, que remonta a 1991.

Este indicador abrange homicídios dolosos, lesões corporais seguidas de morte, roubos seguidos de morte e mortes decorrentes de intervenção por agentes do estado. Nos primeiros dois meses deste ano, houve uma queda de 21% nesse índice em comparação com o mesmo período de 2023, segundo o Instituto.

*sob supervisão de Brenda Silva

você pode gostar

SAIBA QUEM SOMOS

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

Facebook Twitter Youtube Linkedin Envelope Instagram

categorias noticias

noticias recentes

Charles 3º aparece com Camilla em seu primeiro cartão de Natal como rei Após 25 dias, cápsula de missão lunar sem tripulação cai no Oceano Pacífico Após contagem regressiva, luzes de árvore de Natal de Lisboa falham e vídeo...

as mais lidas

Charles 3º aparece com Camilla em seu primeiro cartão de Natal como rei Após 25 dias, cápsula de missão lunar sem tripulação cai no Oceano Pacífico Após contagem regressiva, luzes de árvore de Natal de Lisboa falham e vídeo viraliza “Nossa simples existência é ilegal”: russos LGBTQIA+ temem pelo futuro

News Post 2025 © Todos direitos reservados