domingo, abril 14, 2024
Home Região Livro encadernado com pele humana é exibido na feira literária de Nova York

Livro encadernado com pele humana é exibido na feira literária de Nova York

por TNH1
0 Comente
livro-encadernado-com-pele-humana-e-exibido-na-feira-literaria-de-nova-york

Holding History/Reprodução

Um livro encadernado com pele humana, datado de 1682 e considerado uma raridade no mercado de livros antigos, foi exibido nesta quinta-feira (4) na Feira Internacional de Livros Antigos de Nova York, promovida pela Associação de Antiquários de Livros da América (ABAA).

O item está disponível para venda por US$ 45 mil, o que equivale a aproximadamente R$ 230 mil. A 64ª edição da feira ocorre no Park Avenue Armory, em Nova York, de 4 a 7 de abril.

Qual a história do livro? – O livreiro da Lux Mentis, Ian Kahn, contou à CNN que o livro “foi encadernado em 1682 por um jovem que estudava medicina em Paris. Ele era espanhol, não conhecia ninguém e foi ver uma peça chamada ‘Le Baron’, que gostou tanto que comprou uma cópia em folhas de papel”.

Posteriormente, o estudante de medicina, Jacopo X, encontrou a atriz da peça em sua mesa de autópsia. Ele decidiu encadernar o livro com uma parte de sua pele para evitar que “ela se perdesse para sempre em uma vala comum“.

“A única maneira de você acabar em uma sala de autópsias em 1682 é se o seu corpo não for reclamado. Ele se encarregou de pegar uma seção de suas costas, processá-la em pergaminho e encadernar no local em que ela, provavelmente, se apresentou pela última vez: sua pele”, disse Kahn.

O livro foi passado pela família de Jacopo X, e eventualmente, chegou até Kahn por meio do atual proprietário, Riccardo X.

“Na verdade, veio até mim com uma nota que dizia: ‘Caro Sr. Kahn, minha família tem um livro encadernado em pele humana desde que meu ancestral o encadernou em 1682. Decidimos que ele deveria vir ao mercado e nos disseram que deveríamos entrar em contato com o senhor’, o que, tenho que admitir, foi provavelmente o melhor e-mail que eu já recebi na minha vida”, disse.

 * Sob supervisão de Lilian Coelho

você pode gostar

SAIBA QUEM SOMOS

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

categorias noticias

noticias recentes

as mais lidas

News Post 2025 © Todos direitos reservados