terça-feira, abril 16, 2024
Home Politica Lula embarca para a África com expectativa de discutir agenda bilateral e retomar parcerias

Lula embarca para a África com expectativa de discutir agenda bilateral e retomar parcerias

por Hellen Leite do R7 em Brasilia
0 Comente
lula-embarca-para-a-africa-com-expectativa-de-discutir-agenda-bilateral-e-retomar-parcerias

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva embarcou para o Egito nesta terça-feira (12) com o discurso de que deve retomar o potencial da parceria com o continente africano. O petista partiu da Base Aérea de Brasília por volta das 14h, com destino ao Cairo, capital egípcia. Durante o trajeto, fará uma escala na Ilha do Sal, em Cabo Verde. “Embarco para o Egito nesta terça-feira de Carnaval. Na sequência, visito a Etiópia para a reunião da União Africana. O Brasil tem fortes relações históricas e culturais com o continente africano e devemos retomar o potencial dessa parceria”, afirmou o presidente, em publicação nas redes sociais.

O vice-presidente e ministro do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, compartilhou uma foto com Lula em suas redes sociais antes do embarque do presidente. “Será uma grande oportunidade para o Brasil mostrar que está, de fato, de volta ao mundo, contribuindo de maneira construtiva em temas que afetam toda a humanidade”, afirmou Alckmin. Ele assume o Planalto durante a ausência de Lula no país.

Mais cedo, o Ministério das Relações Exteriores informou que Lula irá discutir com o presidente egípcio, Abdel Fatah Al-Sisi, os principais temas da agenda bilateral nas áreas de comércio, investimentos, cooperação técnica, cooperação em educação e cooperação em defesa. “Os dois presidentes deverão tratar, igualmente, de temas regionais e multilaterais, tais como mudança do clima, reforma das organizações internacionais e conflito Israel-Palestina”, detalhou o Itamaraty.

A reunião acontece meses depois do apoio egípcio para a retirada de brasileiros e familiares da Faixa de Gaza, pelo conflito entre o grupo terrorista Hamas e Israel. No ano passado, Lula conversou por telefone com o líder egípcio e defendeu a criação de uma espécie de corredor humanitário para a saída dos estrangeiros da região, o que foi atendido.

Na sequência, Lula vai para Adis Abeba, capital da Etiópia, para participar da reunião de chefes de Estado e de governo da União Africana. Desde 2023, a organização internacional é membro permanente do G20, grupo que reúne as 19 economias mais ricas do mundo e a União Europeia.

Na Etiópia, o presidente vai ter reuniões bilaterais com autoridades e vai participar, como convidado, da Assembleia da União Africana, entidade que representa os cerca de 50 estados do continente. Devem participar da agenda o secretário-geral da ONU, António Guterres, e o presidente da Autoridade Palestina, Mahmoud Abbas. A expectativa do Itamaraty é de que Lula se reúna com ambos durante os dias 17 e 18 de fevereiro.

O G20 é presidido pelo Brasil neste ano. O país vai ser o anfitrião da cúpula de chefes de Estado do grupo, previsto para acontecer em novembro, no Rio de Janeiro. O lema da gestão é “Construindo um mundo justo e um planeta sustentável”, com foco no combate à fome, à pobreza e à desigualdade; na reforma da governança global; e em dimensões do desenvolvimento sustentável — econômica, social e ambiental.

você pode gostar

SAIBA QUEM SOMOS

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

categorias noticias

noticias recentes

as mais lidas

News Post 2025 © Todos direitos reservados