sábado, maio 18, 2024
Home Educação MEC divulga resultado do Fies 2024/1

MEC divulga resultado do Fies 2024/1

por Vestibulando Web
0 Comente
mec-divulga-resultado-do-fies-2024/1

O Ministério da Educação (MEC) divulgou, nesta quinta-feira, 21 de março, a ordem de classificação e pré-seleção dos candidatos ao processo seletivo do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), referente ao primeiro semestre de 2024. O resultado da pré-seleção pode ser conferido pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. As inscrições no Fies 2024 foram realizadas de 12 a 15 de março.

Nessa edição do programa, foram ofertadas mais de 67 mil vagas, destinadas a 1.260 instituições privadas de educação superior. Em 2024, diferentemente dos outros anos, 50% das vagas são reservadas para o Fies Social, voltado a atender pessoas com renda familiar de até meio salário mínimo e que estejam inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). Com a mudança, esse grupo também poderá financiar até 100% dos encargos educacionais.

Complementação – É necessário que os pré-selecionados realizem a complementação da inscrição durante o período de 22 a 26 de março, pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. Após a complementação, o candidato deverá validar as informações declaradas no ato da inscrição. O prazo para a validação é de até cinco dias úteis após a data da complementação da inscrição, que precisa ser realizada diretamente na instituição de educação superior para a qual o estudante foi pré-selecionado.

Lista de espera – Os candidatos não pré-selecionados na chamada única do processo seletivo do Fies constarão automaticamente na lista de espera, para fins de preenchimento das vagas eventualmente não ocupadas, observada a modalidade de vaga e a ordem de classificação conforme previsto no Edital nº 10/2024, que trata do cronograma e de demais procedimentos do Fies 2024/1. A eventual pré-seleção dos candidatos participantes da lista de espera ocorrerá durante o período de 28 de março a 30 de abril, no Portal Único de Acesso.

Confira o cronograma completo do Fies:

  • Inscrições: 12 a 15 de março de 2024;
  • Resultado da chamada única: 21 de março de 2024;
  • Período para complementar a inscrição: 22 a 26 de março de 2024;
  • Convocação da lista de espera pelas universidades: 28 de março a 30 de abril de 2024.

Fies Social – A partir de 2024, com o Fies Social, o MEC visa retomar o papel social do financiamento estudantil, uma vez que ele é destinado a atender às necessidades de estudantes de baixa renda. Dessa forma, vem cumprir um papel transformador na sociedade, ao oferecer melhores condições para a obtenção de financiamento no âmbito do Fies.

Fies – O Fundo de Financiamento Estudantil, instituído pela Lei nº 10.260, de 2001, oferta vagas para financiamento de cursos de graduação em instituições não gratuitas participantes dele, desde que tais cursos obtenham avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).

você pode gostar

SAIBA QUEM SOMOS

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

Facebook Twitter Youtube Linkedin Envelope Instagram

categorias noticias

noticias recentes

Charles 3º aparece com Camilla em seu primeiro cartão de Natal como rei Após 25 dias, cápsula de missão lunar sem tripulação cai no Oceano Pacífico Após contagem regressiva, luzes de árvore de Natal de Lisboa falham e vídeo...

as mais lidas

Charles 3º aparece com Camilla em seu primeiro cartão de Natal como rei Após 25 dias, cápsula de missão lunar sem tripulação cai no Oceano Pacífico Após contagem regressiva, luzes de árvore de Natal de Lisboa falham e vídeo viraliza “Nossa simples existência é ilegal”: russos LGBTQIA+ temem pelo futuro

News Post 2025 © Todos direitos reservados