terça-feira, abril 16, 2024
Home Saúde Ministério identifica 16 casos de reações alérgicas à vacina da dengue em 365 mil doses aplicadas

Ministério identifica 16 casos de reações alérgicas à vacina da dengue em 365 mil doses aplicadas

por Edis Henrique Peres do R7 em Brasilia
0 Comente
ministerio-identifica-16-casos-de-reacoes-alergicas-a-vacina-da-dengue-em-365-mil-doses-aplicadas

O Ministério da Saúde identificou 16 casos de reações alérgicas graves nas 365 mil doses de vacina contra a dengue já aplicadas no país. Segundo a pasta, todas as pessoas se recuperaram, estão bem e não foram hospitalizadas. As informações foram divulgadas nesta sexta-feira (8) em coletiva de imprensa.Segundo a Ministra da Saúde, Nísia Trindade, é unanimidade no comitê técnico que “os benefícios da vacinação representam muito mais ganhos que os riscos da imunização”.

“Além do Brasil, outros países do mundo também adotam a vacina, como países da União Europeia e o Reino Unido. Vale destacar que todas as pessoas estão recuperadas”, disse ela.

Com a identificação dos casos de alergia do sistema de fármaco vigilância do Brasil, o ministério publicou uma nota técnica com orientações sobre a vacinação. Pacientes devem, por exemplo, evitar a vacinação com mais de um imunizante no mesmo dia e informar, na segunda dose, se tiveram alguma reação ao tomar a primeira aplicação. A equipe do ministério também estabeleceu um fluxo de investigação dos casos iniciais para identificar o motivo das reações.

Diretor do Programa Nacional de Imunização, Eder Gatti detalhou que das 365 mil doses, 250 mil foram aplicadas pelo SUS e que as demais são da rede privada. “Tivemos 529 notificações de casos moderados, graves e erros de vacinação. 80% deles são considerados leves, sendo que delas, 70 foram reações alérgicas”, disse.

Segundo Eder, foram detectados 28 casos de hipersensibilidade imediata, 11 reações locais (vermelhidão no ponto de vacinação) e 10 casos de urticárias. “O sistema de fármaco vigilância vai continuar analisando os dados para amadurecer as informações, mas é necessário deixar claro o compromisso com a vacinação e que a imunização é segura”, disse.

você pode gostar

SAIBA QUEM SOMOS

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

categorias noticias

noticias recentes

as mais lidas

News Post 2025 © Todos direitos reservados