terça-feira, abril 16, 2024
Home Economia Moeda que vai substituir o real foi aprovada? Veja atualizações

Moeda que vai substituir o real foi aprovada? Veja atualizações

por Folha Financeira
0 Comente
moeda-que-vai-substituir-o-real-foi-aprovada?-veja-atualizacoes

Recentemente, o Banco Central (BC) está desenvolvendo uma nova moeda brasileira, que pode substituir o real no futuro. Por enquanto, o Drex — sigla para Digital, Real, Eletrônico e o X que passa a ideia de modernidade — é uma moeda digital, que está em seu plano-piloto e tem como objetivo ser uma extensão do papel-dinheiro, tendo o mesmo valor que o Real.

Embora a moeda ainda esteja em desenvolvimento, algumas instituições já estão fazendo testes para que ela possa ser utilizada em transações de produtos ou serviços, como é o caso da Caixa Econômica Federal que pretende utilizar o Drex para realizar o pagamentos de benefícios sociais em formato offline. 

Dessa forma, a Caixa está estudando a possibilidade dos beneficiários receberem repasses, como do Bolsa Família, por exemplo, através de um cartão offline, que poderá ser utilizado mesmo em lugares remotos ou que não há conexão com a internet, aumentando o alcance do benefício. 

Conforme divulgado pelo superintendente nacional do banco, Rafael Dias Silva, a função ainda está em fase de pesquisas, mas deve começar a ser testada entre os meses de abril e maio deste ano.

Impactos do Drex no pagamento de benefício 

Segundo a Caixa Econômica Federal, o uso do Drex como forma de pagamento tem como objetivo beneficiar moradores de áreas remotas com dificuldade de acesso à internet e agências bancárias, como as comunidades ribeirinhas. Nesse sentido, a medida deve evitar que essas pessoas precisem se deslocar para outras cidades para sacar o dinheiro, possibilitando o recebimento por meio de um cartão offline.

Além disso, Silva divulgou que os testes devem acontecer durante o evento “Drex & Beyond”, realizado em São Paulo pela Microsoft e a Hamsa. A expectativa é que aproximadamente 5% dos beneficiários do Bolsa Família possam receber o valor por meio do Drex, com a possibilidade de depósito do benefício em um cartão para uso em locais sem conexão com a internet.

Neste caso, a nova funcionalidade contribuirá para movimentar economias regionais, facilitando transações com pequenos negócios, já que as compras de produtos e serviços poderão ser feitas sem a necessidade de ir a uma agência bancária para sacar o dinheiro. A Caixa confirmou que está realizando projetos e testes relacionados ao desenvolvimento de novas tecnologias, incluindo o Drex, para seus produtos e serviços.

Informações adicionais sobre o Drex

O Drex será o real representado digitalmente, pertencente à mesma tecnologia do Pix. Enquanto o Pix permite transações instantâneas, o real digital será a moeda em si, utilizada para transações e investimentos. Dessa forma, seu valor será fixo, equivalente ao do real físico, diferenciando-se das criptomoedas por não apresentar variação de preço. O Drex também será mais rastreável que o dinheiro físico, o que facilitará a detecção e prevenção de fraudes.

No futuro, para acessar o Drex, será necessário possuir uma carteira digital em uma instituição autorizada pelo Banco Central.

você pode gostar

SAIBA QUEM SOMOS

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

categorias noticias

noticias recentes

as mais lidas

News Post 2025 © Todos direitos reservados