quarta-feira, fevereiro 14, 2024
Home Mundo Nikki Haley perde primárias em Nevada mesmo sem Trump na cédula; entenda

Nikki Haley perde primárias em Nevada mesmo sem Trump na cédula; entenda

por Leo Lopes
0 Comente
nikki-haley-perde-primarias-em-nevada-mesmo-sem-trump-na-cedula;-entenda

A ex-governadora da Carolina do Sul, Nikki Haley, perdeu as primárias republicanas no estado de Nevada para, de acordo com projeções da CNN.

Mesmo com a ausência do ex-presidente Donald Trump na cédula, os eleitores preferiram votar na opção “nenhum desses candidatos” do que em Haley.

CNN projetou que 62,9% dos eleitores republicanos do estado votaram em “nenhum desses candidatos”, contra 30,8% da ex-governadora.

O resultado reflete a preferência de muitos eleitores republicanos por Trump em um estado que oferece a opção de voto rejeitando todos os candidatos nas urnas.

“Até Donald Trump sabe que quando você joga em um caça-níqueis, a casa ganha. Não nos preocupamos em jogar um jogo fraudado para Trump. Estamos a todo vapor na Carolina do Sul e em outros lugares”, reagiu a porta-voz da campanha de Haley, Olivia Perez-Cubas, em comunicado à CNN.

A referência ao estado da Carolina do Sul diz respeito ao próximo embate direto entre Trump e Haley, nas primárias do próximo dia 24.

As primárias do Partido Republicano em Nevada tiveram pouco peso.

Isso por conta de uma característica do sistema eleitoral americano. Na primária republicana em Nevada, nenhum delegado – que é efetivamente quem vota na convenção partidária daqui alguns meses e decidirá quem ganha a candidatura – estava em disputa.

Em Nevada, o Partido Republicano optou por premiar os seus delegados através de votações organizadas pelo próprio partido, e não pelas autoridades estaduais: o chamado “caucus”.

O Partido ainda proibiu que os participantes da primárias fossem elegíveis para o caucus.

Dessa forma, o caucus republicano de Nevada acontecerá nesta quinta (8) com Trump e sem Haley.

“No seu estado, vocês têm uma primária e um caucus. Não se preocupem com as primárias, apenas façam o caucus”, disse Trump a participantes de um recente comício em Las Vegas.

Donald Trump faz discurso em Laconia, New Hampshire / 22/1/2024 REUTERS/Elizabeth Frantz

Ainda assim, o resultado da primária desta terça (6) é ignominioso para Haley, que procura provar aos financiadores de campanha e aos eleitores republicanos que continua a ser uma candidata viável.

Biden vence em Nevada em primárias democratas sem surpresas

Enquanto isso, do lado democrata, em Nevada, o presidente Joe Biden venceu as primárias presidenciais do estado, projetou a CNN, acrescentando mais 36 delegados enquanto marcha em direção à indicação de seu partido em 2024.

Para Biden, as primárias desta terça-feira acontecem três dias depois de ele ter conquistado sua primeira vitória oficial na corrida nas primárias democratas na Carolina do Sul.

“Os democratas de Nevada representam a espinha dorsal da nossa nação: os trabalhadores sindicalizados que construíram a classe média, os imigrantes que vieram para cá em busca de oportunidades e as famílias de todos os matizes que merecem dignidade, liberdade pessoal e uma chance justa de realizar o sonho americano”, Biden disse em um comunicado na noite de terça-feira.

“Esta noite eles mostraram a todos nós: ainda acreditamos em uma América onde tratamos todos com honestidade, decência, dignidade e respeito. Onde não deixamos ninguém para trás. Estou muito grato pelo apoio deles”, completou.

Biden discursa durante evento de campanha com foco no direito ao aborto em Manassas, Virgínia / 23/01/2024 REUTERS/Evelyn Hockstein

Biden tinha passado o domingo em Las Vegas, onde disse a uma multidão que iria “fazer de Donald Trump um perdedor novamente”.

Ele também elogiou os esforços econômicos de seu governo, dizendo que sabe que “temos muito mais a fazer”, numa antecipação de como deve falar sobre uma economia ainda cambaleante durante as eleições gerais.

“Nem todos estão sentindo os benefícios dos nossos investimentos e progresso ainda, mas a inflação é agora mais baixa na América do que em qualquer outra grande economia do mundo”, disse Biden.

Biden, que também participou de uma arrecadação de fundos durante sua recente passagem por Las Vegas, deve se juntar aos ex-presidentes Bill Clinton e Barack Obama em uma arrecadação de fundos na cidade de Nova York em 28 de março, de acordo com um e-mail de arrecadação de fundos para a campanha de Biden enviado na terça-feira.

Enquanto isso, os republicanos de Nevada estão ignorando o resultado das primárias de terça-feira – que ocorrerá sem Trump nas urnas. Em vez disso, o Partido Republicano estadual optou por premiar seus delegados ao vencedor das convenções partidárias realizadas na noite de quinta-feira.

O processo fraturado é o resultado de uma lei estadual de 2021 que descartou as convenções presidenciais de Nevada em favor de primárias administradas pelo governo. Os defensores disseram que a medida seria menos complicada de executar e menos confusa para os eleitores.

No entanto, o Partido Republicano do Nevada – que é liderado por partidários de Trump – optou por realizar caucuses este ano de qualquer maneira e atribuir os delegados do estado à Convenção Nacional Republicana com base nesses resultados. Também alertou os candidatos que participaram das primárias que não seriam elegíveis para os caucuses ou para receber quaisquer delegados.

Ainda assim, alguns candidatos presidenciais republicanos, incluindo Haley , candidataram-se às primárias. Trump é agora o último grande candidato remanescente nas convenções de quinta-feira, o que efetivamente garante a sua vitória.

* Donald Judd, Priscilla Alvarez, Ethan Cohen, Kevin Liptak, Samantha Waldenberg e Ebony Davis contribuíram para esta reportagem

Este conteúdo foi criado originalmente em inglês.

inglês

versão original

você pode gostar

SAIBA QUEM SOMOS

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

categorias noticias

noticias recentes

as mais lidas

News Post 2025 © Todos direitos reservados