segunda-feira, fevereiro 12, 2024
Home Brasil O que é a onda de calor que afetará o Sul do Brasil?

O que é a onda de calor que afetará o Sul do Brasil?

por guilhermegama
0 Comente
o-que-e-a-onda-de-calor-que-afetara-o-sul-do-brasil?

Uma nova onda de calor que atinge a Argentina tem avançado para o Sul do Brasil e elevando as temperaturas na região. Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul devem enfrentar calor extremo nos próximos dias.

As temperaturas devem se elevar de 3°C a 5°C acima do normal para esta época do ano e por um período acima de 5 dias. Restrita ao Sul, a onda não deve avançar para outras regiões do país.

Até o sábado (10), os termômetros devem permanecer em marcas elevadas, principalmente no Rio Grande do Sul, onde algumas cidades já atingem quase 40°C, de acordo com o Climatempo.

A onda de calor acontece quando as temperaturas ficam 5°C acima da média, por permanência, por ao menos cinco dias consecutivos. Em entrevista à CNN, Willians Bini, meteorologista head de comunicação da ClimaTempo, lembra que ainda estamos com o fenômeno El Niño ativo, e com forte intensidade, e uma das consequências do fenômeno é manter a atmosfera mais quente. Isso explica porque as temperaturas estão elevadas no Brasil e no mundo, quando o fenômeno começou a atuar.

As instabilidades devem ficar concentradas na região central do Brasil, ou seja, não chegam ao no Sul do país e na Argentina. “Somado a isso, como não há previsão de frentes frias nos próximos dias, a atmosfera vai ter todos os elementos para se manter quente”, afirma o meteorologista.

Em Porto Alegre (RS), há possibilidade de sucessivos recordes nos dias de Carnaval. Para a sexta (9), a Climatempo prevê temperatura máxima de 36°C. No sábado de Carnaval, a temperatura poderá chegar aos 37°C e no domingo, aos 38°C. O recorde de calor atual é de 36,5 C no dia (14) pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

A Defesa Civil de Santa Catarina alerta que as temperaturas máximas devem alcançar de 36°C e 38°C no Grande Oeste de Santa Catarina, podendo chegar aos 40°C em áreas próximas à divisa com o RS e na fronteira com a Argentina.

A previsão é de que no Vale do Itajaí o calor também será bastante intenso, com máximas de 38°C na terça (7) e na quarta-feira (8), e no restante da semana, as máximas devem ficar próximas dos 35°C.

O Serviço Nacional de Meteorologia da Argentina (SMN) emitiu um alerta de calor intenso, sentido em dez cidades do centro e norte do país. A temperaturas superaram os 40 °C na sexta-feira (2).

Em Las Lomitas, os termômetros bateram 41,0°C , na província de Formosa, 40,2°C em Presidente Roque Sáenz Penã, na província do Chaco) e 39,2°C, em Santiago Del Estero, mas na mesma província. Para Willians Bini, a onda só vai cessar com uma nova frente fria, que vai reduzir esse calor.

*(Sob supervisão de André Rigue) 

você pode gostar

SAIBA QUEM SOMOS

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

categorias noticias

noticias recentes

as mais lidas

News Post 2025 © Todos direitos reservados