terça-feira, fevereiro 20, 2024
Home Mundo O que sabemos sobre o plano de cessar-fogo proposto pelo Hamas

O que sabemos sobre o plano de cessar-fogo proposto pelo Hamas

por Celio Galvao
0 Comente
o-que-sabemos-sobre-o-plano-de-cessar-fogo-proposto-pelo-hamas

A CNN obteve uma cópia da resposta do Hamas à proposta de cessar-fogo de Israel e a chegada de ajuda humanitária em troca da libertação de reféns mantidos em Gaza. O documento foi confirmado por Muhammad Nazzal, um alto oficial do Hamas.

Seriam três fases, cada uma com duração de 45 dias.

Primeira fase

A primeira fase incluiria a libertação de reféns israelenses, incluindo mulheres e crianças (menores de 19 anos) “que não estão alistados, bem como idosos e doentes, em troca de um número específico de prisioneiros palestinos”, disse o Hamas.

Incluiria também “a intensificação da ajuda humanitária, o deslocamento das forças para fora das áreas povoadas, permitindo o início das obras de reconstrução de hospitais, casas e instalações em todas as áreas da Faixa de Gaza, e permitindo que as Nações Unidas e suas agências forneçam serviços humanitários e estabeleçam campos de habitação para a população.”

A primeira fase ainda compreenderia o “cessar temporário das operações militares e reconhecimento aéreo, e a retirada das forças israelenses de áreas povoadas na Faixa de Gaza para ser paralela à linha de separação, a fim de facilitar o intercâmbio de detidos.”

Segunda fase

Na segunda fase ocorreria a “conclusão das negociações (indiretas) sobre os requisitos necessários para a continuação do cessar mútuo das operações militares e o retorno a um estado de completa calma.”

Esta fase visaria a libertação de todos os reféns mantidos em Gaza (civis e militares) “em troca de um determinado número de prisioneiros palestinos, continuando as medidas humanitárias da primeira fase, a retirada das forças israelenses fora das fronteiras de todas as áreas da Faixa de Gaza e a reconstrução de casas e instalações, e infraestruturas que foram destruídas em todas as áreas da Faixa de Gaza.”

Terceira fase

A terceira fase consistiria em “trocar corpos e restos mortais de ambos os lados após a sua chegada e identificação”, enquanto a ajuda humanitária e a reconstrução continuam.

Por último, o Hamas propõe que o Egito, o Catar, a Turquia, a Rússia e as Nações Unidas garantam o acordo. Sem incluir os Estados Unidos.

Israel

Não houve ainda uma resposta oficial de Israel. Mas o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu já disse diversas vezes que não irá retirar tropas de Gaza até uma vitória completa sobre o Hamas e outros grupos militantes no território.

você pode gostar

SAIBA QUEM SOMOS

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

categorias noticias

noticias recentes

as mais lidas

News Post 2025 © Todos direitos reservados