sábado, maio 18, 2024
Home Mundo OEA aprova resolução que condena invasão de embaixada do México no Equador

OEA aprova resolução que condena invasão de embaixada do México no Equador

por marianacatacci
0 Comente
oea-aprova-resolucao-que-condena-invasao-de-embaixada-do-mexico-no-equador

O Conselho Permanente da Organização dos Estados Americanos (OEA) aprovou nesta quarta-feira (10) uma resolução que condena a invasão da embaixada do México em Quito por forças de segurança do Equador para prender o ex-vice-presidente equatoriano Jorge Glas.

O texto foi aprovado com 29 votos a favor, um voto contrário, uma abstenção e dois países ausentes.

O documento reafirma “a obrigação de todos os Estados de garantir o respeito aos privilégios e imunidades de missões diplomáticas e ao princípio de inviolabilidade, de acordo com o direito internacional, como requisito fundamental e crucial para as relações pacíficas entre os países”.

A resolução também reforça os locais de missão diplomática não devem ser utilizados de maneira incompatível com suas funções.

A OEA pediu ainda que o México e o Equador iniciem um diálogo e tomem ações imediatas para resolver o assunto.

Durante uma sessão extraordinária da organização na terça-feira (9), o Equador havia pedido que a OEA atualizasse as regras de asilo político para “para erradicar os novos fenômenos do crime organizado internacional”.

você pode gostar

SAIBA QUEM SOMOS

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

Facebook Twitter Youtube Linkedin Envelope Instagram

categorias noticias

noticias recentes

Charles 3º aparece com Camilla em seu primeiro cartão de Natal como rei Após 25 dias, cápsula de missão lunar sem tripulação cai no Oceano Pacífico Após contagem regressiva, luzes de árvore de Natal de Lisboa falham e vídeo...

as mais lidas

Charles 3º aparece com Camilla em seu primeiro cartão de Natal como rei Após 25 dias, cápsula de missão lunar sem tripulação cai no Oceano Pacífico Após contagem regressiva, luzes de árvore de Natal de Lisboa falham e vídeo viraliza “Nossa simples existência é ilegal”: russos LGBTQIA+ temem pelo futuro

News Post 2025 © Todos direitos reservados