domingo, abril 14, 2024
Home Mundo ONU diz que China cometeu violações dos direitos humanos em Xinjiang e Tibete

ONU diz que China cometeu violações dos direitos humanos em Xinjiang e Tibete

por tiagotortella
0 Comente
onu-diz-que-china-cometeu-violacoes-dos-direitos-humanos-em-xinjiang-e-tibete

O chefe de direitos humanos da ONU, Volker Turk, pediu nesta segunda-feira (4) à China que implemente recomendações feitas para alterar leis que violam direitos fundamentais, inclusive nas regiões de Xinjiang e Tibete.

Grupos de defesa dos direitos humanos acusam Pequim de abusos generalizados contra os uigures, uma minoria étnica majoritariamente muçulmana que conta com cerca de 10 milhões de pessoas na região ocidental de Xinjiang, incluindo o uso em massa de trabalho forçado em campos. Autoridades chinesas negam as acusações.

“Apelo também ao governo para que implemente as recomendações feitas pelo meu gabinete e por outros órgãos de direitos humanos em relação às leis, políticas e práticas que violam os direitos fundamentais, incluindo nas regiões de Xinjiang e Tibete”, destacou Turk ao Conselho de Direitos Humanos da ONU em Genebra.

A missão diplomática da China em Genebra não respondeu imediatamente a um pedido de comentário.

A China assumiu o controle do Tibete em 1950, no que descreve como uma “libertação pacífica” da servidão feudal. No entanto, grupos internacionais de direitos humanos e exilados condenam sistematicamente o que chamam de regime opressivo da China nas áreas tibetanas.

Turk, que afirmou que o seu gabinete está empenhado em “diálogo” com Pequim, também apelou à libertação de defensores dos direitos humanos, advogados e outras pessoas detidas por “provocar brigas e criar problemas”.

Um relatório divulgado em agosto de 2022 por Michelle Bachelet, então Alta Comissária da ONU para os Direitos Humanos, horas antes de terminar o seu mandato, concluiu que a detenção de uigures e outros muçulmanos pela China pode constituir crimes contra a humanidade.

você pode gostar

SAIBA QUEM SOMOS

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

categorias noticias

noticias recentes

as mais lidas

News Post 2025 © Todos direitos reservados