terça-feira, fevereiro 13, 2024
Home Politica Parlamentares e entidades reagem ao desfile de escola de samba de SP: ‘Demoniza a polícia’

Parlamentares e entidades reagem ao desfile de escola de samba de SP: ‘Demoniza a polícia’

por Hellen Leite do R7 em Brasilia
0 Comente
parlamentares-e-entidades-reagem-ao-desfile-de-escola-de-samba-de-sp:-‘demoniza-a-policia’

Parlamentares e entidades ligados à área da segurança pública criticaram nesta segunda-feira (12) o desfile da escola de samba paulista “Vai-Vai” por apresentar fantasias de policiais com asas e chifres na cor vermelha. O Sindicato dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo (Sindpesp) disse que o desfile “tratou com escárnio a figura de agentes da lei” e que o enredo da escola de samba “afronta” e “desrespeita” os profissionais da segurança.

“Com direito a chifres e outros itens que remetiam à figura de um demônio, as alegorias utilizadas na ala “Sobrevivendo no Inferno”, demonizaram a Polícia – algo que causa extrema indignação”, afirmou o Sindpesp em nota.

A agremiação desfilou no sábado (10) com o enredo chamado “Capítulo 4, Versículo 3 – Da rua e do povo, o hip hop: um manifesto paulistano”. O samba foi uma homenagem aos Racionais Mc’s, e a apresentação teve a presença de Mano Brown. As letras do grupo de rap procuram mostrar a desigualdade social do Brasil e aborda diversos temas, como o crime, injustiça social e violência policial.

Parlamentares ligados à ala da segurança pública também reagiram à apresentação. O presidente da Frente Parlamentar da Segurança Pública, deputado Alberto Fraga (PL-DF), usou as redes sociais para compartilhar uma montagem com fotos do desfile. “A que ponto chegamos?”, escreveu.

O deputado Sargento Portugal (Podemos-RJ) classificou o enredo da escola de samba como “lamentável”. “Ao invés de fazerem um desfile mostrando os agentes de segurança pública como heróis, fazem esse escárnio com esses heróis anônimos da sociedade”, disse. O deputado Kim Kataguiri (União Brasil-SP) afirmou que a Vai-Vai “recheou de bandidolatria o seu desfile no Carnaval.”

O senador Jorge Seif (PL-SC) também disse nas redes sociais que as fantasias da escola de samba “demonizam a polícia e vitimizam os bandidos”. É um desrespeito com milhares de policiais que arriscam a própria vida para a nossa proteção”, escreveu o senador.

A Vai-Vai é a maior campeã do carnaval de São Paulo com 9 títulos como Cordão, 15 títulos do Grupo Especial e 10 vice-campeonatos.

Brasil em 2024:

Desfile da Escola de Samba Vai Vai, com fantasias que demonizam a polícia e vitimizam os bandidos, é um desrespeito com milhares de policiais que arriscam a própria vida para a nossa proteção.

Vergonha! pic.twitter.com/wI3gSrAZNP

—  Jorge Seif Junior (@jorgeseifjunior) February 12, 2024

A Vai-Vai recheou de bandidolatria o seu desfile no carnaval. Alas demonizando policiais e homenageando bandidos puderam ser vistas na apresentação da agremiação.

Boulos não se conteve: participou do desfile e já declarou sua torcida. Surpresa zero, né? pic.twitter.com/b9s2LHCa3n

— Kim Kataguiri (@KimKataguiri) February 12, 2024

INVERSÃO TOTAL DE VALORES!

Escolha de samba desfila no carnaval com integrantes vestindo uniformes da Polícia Militar com chifres e asas, colocando-os como o lado do mal. pic.twitter.com/hJkTq8qvJj

— Deputado Sargento Portugal (@sargentoportuga) February 12, 2024

você pode gostar

SAIBA QUEM SOMOS

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

categorias noticias

noticias recentes

as mais lidas

News Post 2025 © Todos direitos reservados