quinta-feira, abril 18, 2024
Home Mundo Partido de direita de Portugal teve avanço significativo, apontam os resultados de boca de urna

Partido de direita de Portugal teve avanço significativo, apontam os resultados de boca de urna

por elizabethmatravolgyi
0 Comente
partido-de-direita-de-portugal-teve-avanco-significativo,-apontam-os-resultados-de-boca-de-urna

O partido de direita, Chega, pode não ter levado o maior número de votos em Portugal, mas com certeza foi o mais vitorioso nas eleições legislativas deste domingo (10).

O líder do Chega, André Ventura, anunciou o “fim do bipartidarismo” no país e se mostrou disponível para “trabalhar para que haja um governo estável” em Portugal.

“Absolutamente histórico. Haverá uma maioria forte à direita para governar. A partir desta noite, temos que começar a trabalhar para que haja um governo estável em Portugal”, afirmou.

Os resultados de boca de urna apontam que a sigla pode levar mais de 20% dos votos, podendo triplicar a sua bancada parlamentar, elegendo até 50 deputados.

André Ventura diz que o resultado é claro, a Aliança Democrática pediu uma maioria e “os portugueses disseram que querem um governo da AD com o Chega”.

Portugal vive um sistema de parlamentarismo, ou seja, o principal líder do país é o primeiro-ministro. O líder do partido que tiver maioria absoluta nas eleições legislativas leva o cargo de premiê. Caso nenhum partido consiga a maioria dos votos, é preciso que sejam feitas alianças com siglas menores para que se possa formar um governo.

Ventura, portanto, espera que Luis Montenegro, líder da Aliança Democrática e que deve levar o maior número de votos, convide o Chega para uma união, que permitiria a formação de um governo de direita.

O Partido Socialista, que governa o país atualmente, teve um dos piores resultados já registrados, mesmo garantindo o segundo lugar nas eleições, de acordo com as projeções. Representantes do PS afirmam que vão fazer forte oposição e que estão preocupados com o crescimento do Chega.

Tudo indica que Portugal deve dar uma guinada para a direita daqui pra frente.

Projeção da CNN dá vitória a Aliança Democrática:

Em Portugal, a Aliança Democrática (AD) – partido de centro-direita – deve vencer as eleições legislativas deste domingo (10), de acordo com a projeção da Pitagórica para a CNN Portugal e TVI. Apesar disso, nenhuma das alianças deve conseguir uma maioria absoluta para conseguir formar um governo.

A AD, coligação liderada por Luís Montenegro deve garantir entre 28% e 33 dos votos.

Já o Partido Socialista, que ganhou o último pleito em 2022, não deve ir além dos 29,5%. Sendo assim, Pedro Nuno Santos perde a maioria absoluta conquistada por António Costa, e que valeu aos socialistas um grupo parlamentar com 120 deputados, há dois anos.

Como era esperado, o Chega – partido de direita – teve um crescimento claro em relação a 2022 e deve garantir entre 16,6% a 21,6% dos votos. Um aumento siginificatico em relação aos 7,18% de dois anos atrás. A expectativa que o partido de André Ventura possa quase triplicar a sua representatividade no Parlamento, onde tem 12 deputados.

Sobre a votação:

De acordo com os mais recentes dados do Ministério da Administração Interna do país, o comparecimento às urnas até às 16h (horário local) foi de 51,96%. De acordo com os dados de 2022, referentes às últimas eleições legislativas, nota-se um aumento de 6,3%.

A primeira projeção indica uma taxa de abstenção entre 40,5% e 46,5%, abaixo das eleições legislativas de 2022. Este pode ser o índice mais baixo desde a votação de 2009.

No total, serão eleitos 230 deputados, em uma campanha que teve o custo de 24 milhões de euros.

Concorrem no pleito 18 partidos, três a menos do que nas eleições de 2019 e 2022.

As questões que dominam a campanha no país mais pobre da Europa Ocidental incluem uma crise habitacional incapacitante, baixos salários, falta de saúde e corrupção, visto por muitos como endêmico para os principais partidos.

A eleição antecipada, quatro meses após a demissão repentina do primeiro-ministro socialista António Costa em meio a uma investigação de corrupção, novamente provoca o embate os dois partidos centristas – o Partido Socialista (PS) e o Partido Social-Democrata (PSD) – que se alternaram no poder desde o fim de uma ditadura fascista há cinco décadas.

você pode gostar

SAIBA QUEM SOMOS

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

Facebook Twitter Youtube Linkedin Envelope Instagram

categorias noticias

noticias recentes

Charles 3º aparece com Camilla em seu primeiro cartão de Natal como rei Após 25 dias, cápsula de missão lunar sem tripulação cai no Oceano Pacífico Após contagem regressiva, luzes de árvore de Natal de Lisboa falham e vídeo...

as mais lidas

Charles 3º aparece com Camilla em seu primeiro cartão de Natal como rei Após 25 dias, cápsula de missão lunar sem tripulação cai no Oceano Pacífico Após contagem regressiva, luzes de árvore de Natal de Lisboa falham e vídeo viraliza “Nossa simples existência é ilegal”: russos LGBTQIA+ temem pelo futuro

News Post 2025 © Todos direitos reservados