sexta-feira, maio 24, 2024
Home Brasil Prefeita de Japeri (RJ) é alvo de operação sobre fraudes em licitações

Prefeita de Japeri (RJ) é alvo de operação sobre fraudes em licitações

por isabellesaleme
0 Comente
prefeita-de-japeri-(rj)-e-alvo-de-operacao-sobre-fraudes-em-licitacoes

A prefeita de Japeri, a médica Fernanda Ontiveros (PT), de 43 anos, é o principal alvo de uma ação, nesta quinta-feira (11), que pretende coletar provas para uma investigação que apura suspeitas de fraude em licitações conduzidas pela prefeitura da cidade da Baixada Fluminense.

Durante a manhã, o Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) e a Polícia Civil cumpriram 11 mandados de busca e apreensão em endereços no município de Japeri e região metropolitana. Foram visitados agentes públicos e privados, além de pessoas jurídicas e órgãos da Prefeitura municipal da cidade.

De acordo com a Assessoria de Atribuição Originária Criminal, um inquérito foi instaurado pela Coordenadoria de Investigações de Agentes com Foro (CIAF) para apurar crimes licitatórios e formação de organização criminosa.

A investigação aponta para uso de documentos falsos e conluio entre as pessoas jurídicas participantes em licitações. Por isso, a operação foi batizada “Fictus”, falso em latim.

A ação está em sigilo, por determinação da Justiça. Por envolver agente político detentor de foro por prerrogativa de função, o procurador-geral de Justiça do Rio, Luciano Mattos atua no caso.

“Esse material [apreendido] instruirá na investigação criminal que está sendo conduzida pela Assessoria de Atribuição Criminal do procurador-geral de Justiça, como também pela Polícia Civil. E, após todo esse exame, o MP examinará sobre a responsabilização criminal dos envolvidos”, disse Mattos.

O que diz a prefeitura

Procurada pela CNN, a prefeitura de Japeri diz que a operação realizada hoje “refere-se à investigação instaurada no ano de 2022 e trata de denúncias acerca de supostas irregularidades em processos licitatórios, que motivaram, na ocasião, por decisão da prefeita Fernanda Ontiveros, a abertura de sindicância e destituição da comissão de licitação”.

Segundo a prefeitura, “a pessoa mencionada como secretário do município já havia sido exonerada quando vieram à tona as denúncias das supostas irregularidades”. “Quanto à operação realizada nesta quinta-feira, (11), a prefeita colaborou com os agentes fornecendo todas as informações solicitadas e facilitando o acesso às dependências tanto de sua residência quanto da prefeitura, até por não ter nada a esconder.”

“A prefeita Fernanda Ontiveros, reafirma sua crença na justiça e sua disposição de colaborar com as investigações. Apenas lamenta que a operação de hoje tenha se estendido a membros da sua família, que não tem vínculo com a prefeitura, pois possuem vida profissional independente há mais de 50 anos”, finaliza a administração municipal.

você pode gostar

SAIBA QUEM SOMOS

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

Facebook Twitter Youtube Linkedin Envelope Instagram

categorias noticias

noticias recentes

Charles 3º aparece com Camilla em seu primeiro cartão de Natal como rei Após 25 dias, cápsula de missão lunar sem tripulação cai no Oceano Pacífico Após contagem regressiva, luzes de árvore de Natal de Lisboa falham e vídeo...

as mais lidas

Charles 3º aparece com Camilla em seu primeiro cartão de Natal como rei Após 25 dias, cápsula de missão lunar sem tripulação cai no Oceano Pacífico Após contagem regressiva, luzes de árvore de Natal de Lisboa falham e vídeo viraliza “Nossa simples existência é ilegal”: russos LGBTQIA+ temem pelo futuro

News Post 2025 © Todos direitos reservados