sábado, maio 18, 2024
Home Educação Questão resolvida envolvendo movimentos sociais e monumentos urbanos, da UPE

Questão resolvida envolvendo movimentos sociais e monumentos urbanos, da UPE

por Blog do Vestibular
0 Comente
questao-resolvida-envolvendo-movimentos-sociais-e-monumentos-urbanos,-da-upe

(UPE/2022) Leia o texto a seguir:
“No mundo todo, os monumentos estão sob contestação. Na cidade de São Paulo, uma série de monumentos vêm sendo questionados de várias formas por grupos e movimentos sociais. (…) O embate público com os lugares de memória oficiais não diz respeito apenas aos monumentos, mas também ao patrimônio arquitetônico e peças-chave dos acervos históricos do Estado de S. Paulo, como a Pinacoteca e o Museu Paulista.”
Disponível em: https://sites.usp.br/demonumenta/demonumenta-apre/ Acesso em: 15 jun. 2021.

O trecho é a apresentação do projeto Demonumenta, da USP. Nos últimos anos, movimentos sociais têm vandalizado, e mesmo destruído, monumentos urbanos.

Qual das alternativas abaixo retrata essa situação?

RESOLUÇÃO:
A pichação do Monumento às Bandeiras, na região do Ibirapuera, em São Paulo é um exemplo clássico de ataque a monumentos históricos.  O motivo das pichações desse monumento em específico,  é que os bandeirantes atacavam aldeias e agiam com extrema violência contra os indígenas, capturando-os e comercializando-os como escravos.
Resp.: D

VEJA TAMBÉM:
– Questão resolvida sobre movimentos sociais, nazismo e fascismo, do Enem
_ Questão resolvida sobre movimentos sociais, do Enem 2019
– Questão resolvida sobre minorias e movimentos sociais, da UFPR 2019

Anúncio. Role para continuar lendo.

você pode gostar

SAIBA QUEM SOMOS

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

Facebook Twitter Youtube Linkedin Envelope Instagram

categorias noticias

noticias recentes

Charles 3º aparece com Camilla em seu primeiro cartão de Natal como rei Após 25 dias, cápsula de missão lunar sem tripulação cai no Oceano Pacífico Após contagem regressiva, luzes de árvore de Natal de Lisboa falham e vídeo...

as mais lidas

Charles 3º aparece com Camilla em seu primeiro cartão de Natal como rei Após 25 dias, cápsula de missão lunar sem tripulação cai no Oceano Pacífico Após contagem regressiva, luzes de árvore de Natal de Lisboa falham e vídeo viraliza “Nossa simples existência é ilegal”: russos LGBTQIA+ temem pelo futuro

News Post 2025 © Todos direitos reservados