terça-feira, abril 16, 2024
Home Região Sábado de Páscoa terá predomínio de sol, após sexta de temporais no RS

Sábado de Páscoa terá predomínio de sol, após sexta de temporais no RS

por Correio do Povo
0 Comente
sabado-de-pascoa-tera-predominio-de-sol,-apos-sexta-de-temporais-no-rs

Temperatura sobe rapidamente e muitos pontos terão máximas próximas dos 30ºC

Capital terá predomínio de sol e calor | Foto: Alex Rocha / PMPA / Divulgação CP

Após a chuva e os temporais isolados, que chegaram a gerar estragos e falta de luz em várias regiões, o ingresso de ar mais seco firma o tempo neste sábado de Páscoa, no Rio Grande do Sul. O sol predomina, embora alguns pontos ainda possam ter chuva na madrugada, caso do Nordeste gaúcho.

Como a massa de ar sobre o território gaúcho segue quente, a temperatura sobe rapidamente sob a presença do sol e a maioria das localidades vai ter uma tarde de calor para o fim de março, com máximas próximas ou acima dos 30ºC. Aquece mais no Oeste, no Noroeste, nos vales e na Grande Porto Alegre.

As mínimas rondam os 17ºC em Passo Fundo e os 14ºC em São José dos Ausentes. As máximas, por sua vez, podem chegar a 31ºC em Pelotas e 32ºC em Santa Rosa e Uruguaiana. Em Porto Alegre, os termômetros variam entre 19º e 30ºC.

Temporais voltaram a causar estragos e deixaram feridos, oito dias depois da grande onda de tempestades associada à passagem de uma frente fria que trouxe vento de até 140 km/h no estado no dia 21. Os temporais atingiram diversas regiões, como o Alto Jacuí, os vales e a Grande Porto Alegre. Os vendavais gerados pelas tempestades foram localizados, o que explica o porquê de ter havido poucos registros de vento forte em estações meteorológicas.

Houve relatos de granizo miúdo a médio em várias cidades, como em pontos de Gravataí, Taquara, Canela, Viamão, São Francisco de Paula, Cachoeira do Sul, Rio Pardo e Estrela, dentre outros municípios. Em diferentes cidades, a virada do tempo à tarde veio com vento forte a isoladamente intenso. Foram ocorrências pontuais, mas que de forma localizada causaram estragos.

Houve registro de destelhamentos e queda de árvores no interior do estado em cidades como Cruz Alta e Venâncio Aires. Em Porto Alegre, vários bairros da cidade também tiveram fortes rajadas de vento, com destelhamentos em alguns pontos e um desabamento no Centro da cidade que deixou feridos. As rajadas de vento no Aeroporto Salgado Filho atingiram 72 km/h, entretanto, por efeito da topografia da capital, é certo que dentro da cidade houve rajadas de maior intensidade.

Vários voos programados para pousar no aeroporto no fim da tarde tiveram dificuldades com os pilotos relatando cortante de vento e turbulência forte a severa na aproximação. Alguns arremeteram e decidiram alternar para outros aeroportos, como para Florianópolis.

você pode gostar

SAIBA QUEM SOMOS

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

categorias noticias

noticias recentes

as mais lidas

News Post 2025 © Todos direitos reservados