domingo, abril 14, 2024
Home Politica Tebet diz que manter meta de déficit zero depende de cálculo conjunto com Haddad

Tebet diz que manter meta de déficit zero depende de cálculo conjunto com Haddad

0 Comente
tebet-diz-que-manter-meta-de-deficit-zero-depende-de-calculo-conjunto-com-haddad

A ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, disse nesta terça-feira (2) que ainda não tem os números de projeção de saldo fechados para afirmar se o governo federal poderá ou não manter a meta de fazer um superávit de 0,5% do PIB (Produto Interno Bruto) em 2025. A expectativa é de que os dados sejam entregues pela Fazenda até quarta-feira (3). O alvo fiscal precisa ser proposto ao Congresso no Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (PLDO), a ser enviado em abril.

Tebet disse não ter condições de falar sobre o tema sem os dados sobre a receita, mas não descartou uma mudança. “A (receita) menos B (despesa) para 2025 tem que dar superávit de 0,5%. Se não der, vamos com muita clareza levar isso para a [JEO] Junta de Execução Orçamentária e dizer: os números não batem, ou nós vamos rever meta ou não vamos rever meta. O que vamos fazer? Vamos enfrentar assim mesmo? Vamos rediscutir meta de 2025 e 2026? Aí é uma decisão que só a Junta vai tomar”, disse depois do Seminário Internacional de Boas Práticas de Planejamento de Médio e Longo Prazo, em Brasília.

Na entrevista coletiva, Tebet chegou a afirmar que a rediscussão da meta de 2024 também estaria na mesa. Questionada, corrigiu afirmando que o alvo fiscal deste ano não está sendo rediscutido, mas que ele é avaliado mês a mês, com peso especial em maio.

Ainda sobre o PLDO de 2025, Tebet disse que espera fazer uma reunião com a equipe na sexta-feira (5) para que um encontro da JEO possa ser marcado para a próxima semana. “Com os números fechados, vamos ter a realidade na nossa porta, se conseguiremos manter 0,5% de superávit ou não”, declarou.

Segundo ela, enquanto o Ministério da Fazenda tem os números relativos à receita, o Ministério do Planejamento e Orçamento é responsável pelos dados de despesa. “Vamos bater os números. Ele Haddad só tem um número, eu só tenho outro. Esse casamento precisa acontecer, ele tem o lado da receita, nós temos o lado da despesa”, afirmou.

você pode gostar

SAIBA QUEM SOMOS

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

categorias noticias

noticias recentes

as mais lidas

News Post 2025 © Todos direitos reservados