sábado, maio 18, 2024
Home Saúde Território Yanomami será primeira região do Brasil a receber remédio para tratamento de malária

Território Yanomami será primeira região do Brasil a receber remédio para tratamento de malária

por Iasmim Albuquerque do R7 em Brasilia
0 Comente
territorio-yanomami-sera-primeira-regiao-do-brasil-a-receber-remedio-para-tratamento-de-malaria

O território Yanomami em Roraima será a primeira região do Brasil a receber o medicamento Tafenoquina, para tratamento de malária. Serão enviados 8 mil remédios, de 150 mg, que serão ministrados em dose única. O Ministério da Saúde informou que o SUS (Sistema Único de Saúde) fará a distribuição e que o quantitativo é suficiente para atender toda a população local nos próximos seis meses.

Segundo a pasta, a tafenoquina será usada nos casos de infecção por Plasmodium vivax, tipo mais comum de malária no Brasil. O remédio reduz o tempo de tratamento, favorece a adesão e a cura da doença que afeta populações em situação de vulnerabilidade. O medicamento será disponibilizado para pacientes com mais de 16 anos, nos casos de infecção aguda. 

Em 2023, o Yanomami notificou 30.972 casos de malária. O enfrentamento à doença tem sido tratado como prioridade pelo governo. O remédio será disponibilizado para todo o Brasil conforme a necessidade, informou o ministério.

“Estamos fortalecendo a inovação tecnológica no SUS, de forma que a ciência e a tecnologia respondam às necessidades da população. Esse é um medicamento com potencial de cura, ou seja, capaz de dar vida para as pessoas que estiveram por muito tempo negligenciadas e vulnerabilizadas”, afirmou o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Carlos Gadelha.

[adning id="2818"]

*Sob supervisão de Fausto Carneiro

você pode gostar

SAIBA QUEM SOMOS

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

Facebook Twitter Youtube Linkedin Envelope Instagram

categorias noticias

noticias recentes

Charles 3º aparece com Camilla em seu primeiro cartão de Natal como rei Após 25 dias, cápsula de missão lunar sem tripulação cai no Oceano Pacífico Após contagem regressiva, luzes de árvore de Natal de Lisboa falham e vídeo...

as mais lidas

Charles 3º aparece com Camilla em seu primeiro cartão de Natal como rei Após 25 dias, cápsula de missão lunar sem tripulação cai no Oceano Pacífico Após contagem regressiva, luzes de árvore de Natal de Lisboa falham e vídeo viraliza “Nossa simples existência é ilegal”: russos LGBTQIA+ temem pelo futuro

News Post 2025 © Todos direitos reservados