quarta-feira, fevereiro 14, 2024
Home Brasil Veja como fica o tempo no Brasil durante Carnaval

Veja como fica o tempo no Brasil durante Carnaval

por renatasouza
0 Comente
veja-como-fica-o-tempo-no-brasil-durante-carnaval

Os dias de Carnaval prometem previsão do tempo típica para o verão: calor intenso e risco de fortes pancadas de chuva por todo o Brasil.

Segundo informações da Climatempo, uma massa de ar quente e úmida — que propicia a formação de nuvens tropicais — deve predominar no país neste final de semana.

“Durante todos os dias do carnaval, todas as capitais do Nordeste, e especialmente aquelas no litoral leste, do Rio Grande do Norte ao sul da Bahia estarão sujeitas a chuva de forte intensidade e raios”, alertou a empresa de meteorologia.

Primeiro dia de folia

Neste sábado (10), a previsão é de calor em todas as regiões do país. Na região Sul, é esperado sol forte no primeiro dia de folia, mas pancadas de chuva podem ser registradas durante à tarde e noite em diferentes locais do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, segundo a Climatempo.

No Sudeste, especialmente no noroeste e norte de Minas Gerais e no Espírito Santo, o céu deve permanecer nublado, com possibilidade de chuva durante todo o dia.

Já no Triângulo Mineiro, no Sul de Minas, no centro, norte e sul de São Paulo o dia deve ser ensolarado. Nos demais locais do Sudeste são esperadas chuvas, com períodos de sol.

No Centro-Oeste, o ar quente e úmido pode provocar chuva forte em muitas áreas da região. No Mato Grosso do Sul o dia deve ser de sol intenso, com pancadas de chuvas a partir do entardecer.

Na região Nordeste, as pancadas de chuva com raios podem afetar todos os estados. Chuvas fortes podem atingir todas as capitais, exceto Aracaju, em Sergipe, e Maceió, em Alagoas.

A previsão é semelhante na região Norte, com nuvens carregadas sobre todos os estados e alerta para o Amapá e norte do Pará, onde áreas de instabilidade da Zona de Convergência Intertropical podem sofrer com temporais.

Demais dias

No domingo (11), as temperaturas máximas podem superar os 35ºC na maioria das regiões do país, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Quanto à chuva, os principais volumes devem se concentrar no centro-norte do país, mas os temporais não estão descartados em algumas áreas de Minas Gerais, Espírito Santo, região de serra e norte do Rio de Janeiro. Nas outras áreas, o tempo deve permanecer quente, com pancadas de chuva rápidas, de acordo com o meteorologista do Inmet, Olivio Bahia.

A boa notícia é que as pancadas de chuva não devem ocorrer a noite nas capitais paulista e fluminense, durante os desfiles das escolas de samba.

Ainda de acordo com o Inmet, na segunda (12) e terça-feira (13) a previsão do tempo deve continuar semelhante a do final de semana.

A novidade é que os volumes de chuva se deslocam um pouco para o interior dos estados. A faixa litorânea próxima dos estados do Pará, Amapá, Maranhão, Piauí e Ceará também pode ter acumulados de chuva.

O calor continuará intenso no país, com temperaturas máximas podendo superar os 37ºC.

*Publicado por Renata Souza, da CNN

você pode gostar

SAIBA QUEM SOMOS

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

categorias noticias

noticias recentes

as mais lidas

News Post 2025 © Todos direitos reservados