domingo, abril 14, 2024
Home Mundo Se o Irã tomar atitude contra os EUA ou Israel, será responsabilizado, diz representante americano na ONU

Se o Irã tomar atitude contra os EUA ou Israel, será responsabilizado, diz representante americano na ONU

por douglasporto
0 Comente
se-o-ira-tomar-atitude-contra-os-eua-ou-israel,-sera-responsabilizado,-diz-representante-americano-na-onu

O representante adjunto dos Estados Unidos na Organização das Nações Unidas (ONU), Robert Wood, disse que se o Irã tomar qualquer atitude contra os norte-americanos ou Israel, o país será responsabilizado.

A fala aconteceu neste domingo (14) durante uma reunião emergencial do Conselho de Segurança da ONU para debater o ataque do Irã contra o território israelense. Foram lançados mais de 350 drones e mísseis no último sábado (13).

“Quero deixar claro, se o Irã e seus aliados tomarem alguma atitude contra os Estados Unidos ou mais alguma atitude contra Israel, o Irã será responsabilizado”, disse Wood.

Segundo Wood, os EUA não buscam a escalada da situação.

“Nossas ações são puramente defensivas em sua natureza. Para prevenir essa escalada, é preciso uma condenação desse ataque inédito do Irã e de seus aliados em Israel para evitar ataques futuros”, explicou.

Ainda deve ser debatida a questão do conflito na Faixa de Gaza e a libertação dos reféns israelenses pelo Hamas, de acordo com o representante.

O presidente dos EUA, Joe Biden, conversou com o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, após os ataques e disse que o país deveria considerar a noite como uma “vitória”.

Isso acontece porque os ataques do Irã foram, em grande parte, malsucedidos e demonstraram a capacidade militar superior dos israelenses, de acordo com a análise dos norte-americanos.

Após ser informado sobre o ataque de drones do Irã contra Israel, Biden se reuniu com funcionários do Conselho de Segurança Nacional na Casa Branca.

Ataque sem precedentes contra Israel

O Irã deu início a uma ofensiva sem precedentes contra Israel.

Para evitar estragos, a força militar israelense usou um escudo, conhecido como “Domo de Ferro”, que consiste em mísseis interceptadores que se chocam no ar com a ameaça inimiga, impedindo que o ataque aconteça.

Quase todos os projéteis lançados em direção a Israel foram interceptados pelo sistema, segundo informaram as Forças de Defesa de Israel (FDI).

Desde o início do conflito no Oriente Médio em outubro passado, esta foi a primeira vez que o Irã realizou um ataque direto contra Israel.

“Não nenhuma justificativa para um ataque desta natureza como aconteceu esta noite. O fato de que as forças israelenses conseguiram interceptar [os drones e mísseis], não pode ser levado de uma maneira leve”, argumentou o embaixador de Israel no Brasil.

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, afirmou que o país está preparado para dar uma resposta militar ao Irã.

você pode gostar

SAIBA QUEM SOMOS

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

categorias noticias

noticias recentes

as mais lidas

News Post 2025 © Todos direitos reservados