terça-feira, abril 16, 2024
Home Mundo Gustavo Petro suspende gabinete binacional entre Colômbia e Equador

Gustavo Petro suspende gabinete binacional entre Colômbia e Equador

por tiagotortella
0 Comente
gustavo-petro-suspende-gabinete-binacional-entre-colombia-e-equador

O presidente da Colômbia, Gustavo Petro, suspendeu o gabinete binacional entre o país e o Equador, reiterando que a operação que a Polícia Equatoriana realizou na Embaixada do México, em Quito, para prender o ex-vice-presidente Jorge Glas foi “muito grave”.

Petro anunciou a medida em publicação no X (antigo Twitter), acrescentando: “Reconstruir o direito internacional é essencial se quisermos a paz mundial”.

O gabinete binacional entre essas nações é um mecanismo de cooperação que ambos os países estabeleceram em dezembro de 2012, durante os governos do colombiano Juan Manuel Santos e do equatoriano Rafael Correa.

A reunião mais recente, a 11ª, ocorreu em 31 de janeiro de 2023, quando Petro se reuniu com seu então homólogo equatoriano, Guillermo Lasso. Na ocasião, Lasso disse que a integração “é um dos caminhos mais eficazes para o bem-estar do nosso povo”.

A CNN entrou em contato com a Presidência da Colômbia para solicitar mais informações sobre a decisão e para perguntar se isso afeta alguma outra área das relações bilaterais, mas não houve resposta até a publicação desta matéria.

Também entramos em contato com o governo do Equador, mas não houve retorno.

A suspensão anunciada por Petro ocorre no mesmo dia em que foi publicada uma entrevista do atual presidente do Equador, Daniel Noboa, à emissora australiana SBS News, afiliada da CNN, na qual ele diz não se arrepender da ação na embaixada do México.

Jorge Glas afirma ser perseguido politicamente, enquanto o governo Noboa argumenta que ele tem duas sentenças por associação ilícita e suborno.

Em retaliação, o México rompeu relações diplomáticas com o Equador e apresentou uma ação judicial perante à Corte Internacional de Justiça.

Além disso, o Conselho Permanente da Organização dos Estados Americanos (OEA) condenou a incursão na última quarta-feira, afirmando que violava a Convenção de Viena sobre Relações Diplomáticas. O Equador defendeu suas ações durante a operação.

Este conteúdo foi criado originalmente em espanhol.

espanhol

versão original

você pode gostar

SAIBA QUEM SOMOS

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

categorias noticias

noticias recentes

as mais lidas

News Post 2025 © Todos direitos reservados